A Guarda vai ser o palco este fim de semana do 1º Festival de Gastronomia de Altitude do país, denominado “ALTITUDO”, em que participarão mais de 20 “chefs” nacionais e internacionais.
Segundo o município da Guarda, durante dois dias, a cidade mais alta do país celebra «o que de melhor existe na região». Na Praça Velha, junto à Sé Catedral, os “chefs” convidados irão cozinhar pratos inspirados na cozinha da região e nos seus produtos, como o cabrito, a batata, o pão, o queijo, os enchidos ou a vaca jarmelista, refere a autarquia em comunicado enviado a O INTERIOR. Participam o italiano Arcangelo Tinari (Villa Maiella, uma estrela Michelin) e os portugueses Tiago Bonito (Casa da Calçada, uma estrela Michelin), António Loureiro (A Cozinha, um estrela Michelin), Ricardo Nogueira (Mugasa), David Jesus e Sandra Freitas (Millstone Sourdough), Cristiano Barata e Miguel Diniz (Vifanas), Stéphanie Audet (Senhor Uva), Mateus Freire (Osso Bento), Francesco Ogliari e Marisa Diniz (Tua Madre), Leonor Godinho (Musa da Bica), Pedro Oliveira (ex-Benu, EUA), Vítor Adão (Plano), Angélica Salvador (InDiferente), Maurício Vale (SOI), Miguel Peres (Pigmeu), Pedro Abril (Shogun), Zé Paulo Rocha (Velho Eurico), Natalie Castro (Isco) e Hugo Brito (Boi-Cavalo).
A representar a gastronomia da cidade estarão os “chefs” João Costa (Dsigual Wine House) e Ricardo Carola (Pensão Aliança).
O “ALTITUDO” é promovido numa parceria entre o município da Guarda e a Amuse Bouche, com o apoio do Turismo do Centro, no âmbito do Arrebita Portugal, Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2020. O festival vai decorrer entre as 13 horas e as 21h30 no sábado e das 13 às 21 horas no domingo. A organização sublinha que o espaço do evento foi pensado tendo em conta todas as regras da segurança em vigor e em parceria com as mais diversas entidades, como a autarquia, Proteção Civil, bombeiros e a Direção-Geral da Saúde. Nesse sentido, o número de visitantes será «permanentemente controlado e limitado, para que todos possam desfrutar do evento em segurança».