Região

Aldeias de Montanha criam capa de burel para homenagear queijeiras da Serra da Estrela

Escrito por Luís Martins

As queijeiras da Serra da Estrela vão ser homenageadas com a criação de uma capa exclusiva em burel, denominada “Queijeira”, numa iniciativa da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM). 

A ideia é «empoderar, dar presença e voz a mulheres que, como tantas outras, por vezes, são as heroínas “invisíveis” da sociedade e da cultura», refere a entidade em comunicado enviado a O INTERIOR, acrescentando que as queijeiras são responsáveis por «um dos produtos mais genuínos e tradicionais da região, reconhecido nacional e internacionalmente pela sua excelência».

Para celebrar este saber ancestral será apresentada uma peça de design único em burel, de produção local, aliando «tradição e modernidade numa capa cujos lucros das vendas revertem para a capacitação das queijeiras, dotando-as de ferramentas para a gestão da sua vida pessoal e profissional», adianta a ADIRAM.

Segundo os promotores, o objetivo é «impactar, numa primeira fase, 40 queijeiras dos nove concelhos da Serra da Estrela, mas o intuito é escalar para um universo mais abrangente». Até ao momento já aderiram 22 queijeiras dos concelhos de Seia, Oliveira do Hospital, Gouveia, Guarda, Celorico da Beira e Fornos de Algodres.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply

Financiamento