Política

Socialistas da Guarda e Castelo Branco escolhem hoje novo secretário-geral

Escrito por Luís Martins

Cerca de 60 mil militantes socialistas escolhem esta sexta-feira e no sábado o sucessor de António Costa no cargo de secretário-geral do PS em eleições disputadas por José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.

Os primeiros resultados eleitorais serão divulgados pelas 23h30 de sábado, na sede nacional do PS, pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), Pedro do Carmo. Hoje votam os militantes das federações de Lisboa, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Oeste, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.

No sábado poderão votar os socialistas do Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu, Açores e Madeira. As votações terminam às 23 horas (hora indicativa) de sábado.

O processo eleitoral no PS foi aberto com a demissão de António Costa das funções de primeiro-ministro em 7 de novembro, após ser tornado público que era alvo de um inquérito judicial no Supremo Tribunal de Justiça, no âmbito da Operação Influencer. Além do novo líder do partido, os socialistas vão também eleger 1.400 delegados (aos quais se juntam 1.100 com direito de inerência) ao congresso nacional, que se realizará entre 05 e 07 de janeiro, na Feira Internacional de Lisboa.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply