ObservaEstrela 2021

Escrito por Efigénia Marques

Como já tivemos oportunidade de referir em anteriores artigos, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO tem como missão contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase para o património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território da Estrela, com mais de 2.200 km2. Neste contexto, foi desenvolvido um conjunto alargado de ações para a área do turismo, que se enquadram nas linhas estratégicas definidas por este Geopark.
Tendo em consideração as premissas fundamentais desta classificação da UNESCO, podemos afirmar que o turismo é um dos pilares de um Geopark Mundial, essencialmente pela capacidade de gerar riqueza para os territórios e contribuir para a disseminação dos mesmos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida das comunidades locais. Neste contexto, foram definidas ações que visam, entre outros: dinamizar o turismo no território da Serra da Estrela; reforçar as parcerias; contribuir para a continuidade da identidade da Estrela; contribuir para a criação de uma marca turística forte, assente nos recursos endógenos do próprio território da Estrela. Como referido, o turismo constitui uma das áreas fulcrais para o desenvolvimento de territórios chancelados pela UNESCO, procurando novas abordagens e estratégias, sobretudo em torno do geoturismo e do turismo sustentável. Assim, torna-se importante que seja feita uma forte aposta na consolidação e expansão daquilo que é a atividade turística deste território, envolvendo as comunidades e gerando redes colaborativas de trabalho.
No âmbito da sua estratégia turística, este Geopark dinamiza um conjunto de eventos que pretendem contribuir para a construção de uma marca turística forte, assente na valorização de diversos tipos de turismo: de natureza, científico, educativo e de saúde e bem-estar. Neste contexto, nasce o ObservaEstrela, cujo principal objetivo passa pela promoção da paisagem e da sustentabilidade, contribuindo para um maior conhecimento do território e dos seus recursos.
Assim, com o objetivo de promover o território e os seus valores patrimoniais, o Estrela Geopark promove, pela terceira vez, o festival ObservaEstrela, no qual é dinamizado um conjunto diversificado de atividades, para todas as idades, que permitem alavancar uma nova dinâmica ao território que recebe o evento, mas também a toda a Serra da Estrela. Este ano, em parceria com o município da Covilhã, o Estrela Geopark dinamiza a 3ª Edição do ObservaEstrela, entre os dias 17 e 25 de setembro de 2021. Integrado na rede nacional de “Observas”, promovida pelo ICNF e pelos vários parceiros locais e regionais, o ObservaEstrela tem por objetivo a promoção da relação entre o turismo e a ciência de uma forma integrada, focando os valores naturais e culturais da montanha mais alta de Portugal Continental. Face à atual situação pandémica, a edição de 2021 do ObservaEstrela é realizada em formato misto, através da promoção de conferências e masterclasses online, atividades presenciais com as escolas, disponibilização de vários recursos digitais, educativos e turísticos, exposição fotográfica e saídas de campo, geridas de acordo com as normas da DGS, procurando abordagens holísticas às questões da valorização da paisagem e do desenvolvimento sustentável.
O Observa Estrela deste ano está associado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Proteger a Vida Terrestre, da Agenda 2030. Tal como este ODS, também este evento pretende colmatar algumas das preocupações existentes nos territórios de montanha, nomeadamente a conservação dos ecossistemas de montanha e a promoção da gestão sustentável dos recursos naturais. Participar neste evento constitui uma forma de aprendermos mais sobre o território e consequentemente valorizá-lo, porque só pode valorizar aquilo que verdadeiramente se conhece!

N.R.: Esta é uma colaboração mensal do Geopark Estrela para divulgar o seu património e atividades relevantes para a sua afirmação. Os textos e fotografias são da responsabilidade da equipa técnica do Geopark.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply

Financiamento