Gestão do tempo no dia-a-dia

“Mediante o que está estabelecido como tempo produtivo, e de acordo com o que se considera prioritário e importante, definem-se objetivos e faz-se um planeamento para o dia, para a semana, para o mês e para o que for necessário.”

A semana passada falei sobre o poder de sermos organizados e hoje vou falar sobre gestão do tempo.

Toda a gente tem tempo para o que lhe interessa e todos se queixam de falta de tempo.

Este sentimento tão generalizado, é típico de quem veste o papel do bombeiro de serviço, e neste caso está-se à mercê de tudo e de todos. Outras vezes, é- se demasiado ambicioso em relação ao tempo produtivo ou então, é mesmo uma questão de desorganização.

E aqui entra o amor próprio, a pessoa tem que se priorizar. A gestão do tempo é um ato egoísta sim, cada pessoa é dona da sua vida e quem não manda na sua vida é mandado pelos outros.

Quando existe tempo para as nossas prioridades, e para o que consideramos importante ou essencial, todo o resto é pressão que pomos em cima de nós para fazer mais e mais, numa ambição desmedida.

Aqui o segredo é ser realista e acabar com o sentimento de culpa de não se chegar para tudo.

Cada um deve olhar para o seu tempo produtivo de uma forma objetiva e com objetivos que possa cumprir.

Daí a importância de saber definir objetivos e nós já falamos sobre isso aqui.

Mediante o que está estabelecido como tempo produtivo, e de acordo com o que se considera prioritário e importante, definem-se objetivos e faz-se um planeamento para o dia, para a semana, para o mês e para o que for necessário.

O que acontece muitas vezes, é que as pessoas confundem o que é prioritário com o que é urgente, com o que pode esperar, porque se vive na corrida contra o tempo.

Para quem se quer organizar melhor em termos de gestão do tempo, aqui ficam 3 dicas:

1 – Fazer um planeamento adequado e cumpri-lo. Mais vale ter poucas tarefas e cumpri-las, do que chegar ao fim do dia com a ideia que não se fez o mais importante.

2 – Saber dizer não, que é o mesmo que saber pôr limites, é dizer de uma forma assertiva, que não se pode ou que não se quer, dependendo das situações – isso é tão importante que também já falamos sobre isso, logo no início, lembras-te?

3 – Controlar os ladrões do tempo, seja o tempo que se está nas redes sociais, nas conversas de circunstância, nos emails desnecessários, e em todas as situações que nos fazem perder tempo em geral.

Quem sabe gerir o seu tempo, não tem pressa mas também não tem tempo a perder.

Cada um deve assumir um compromisso consigo próprio, de maneira a chegar ao fim do dia e dizer “assim vale a pena viver”.

Olha e tu? Conheces os ladrões do teu tempo?

Sobre o autor

Catarina Flor de Lima

Leave a Reply