Neste rol de estudantes da Guarda destacamos, hoje, a propósito de Manuel Rabaça, a figura do reitor do Liceu Nacional da Guarda, bem como dos representantes municipais na eleição do Presidente da República.
1918/19
António Gomes de Oliveira
Filho de Alexandrino da Fonseca Oliveira, nasceu na Vela a 21 de novembro de 1899. Matriculou-se na Faculdade de Medicina. Começou por exercer medicina na Covilhã, onde veio a fundar a Casa de Saúde de São Tiago. Figura multifacetada, foi membro da Comissão de Turismo da Serra da Estrela, presidente do Sporting Club da Covilhã, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, presidente do Orfeão da Covilhã, vereador da Câmara Municipal e diretor do jornal “Notícias da Covilhã”. Radiologista conceituado, em 1951 foi residir para Lisboa e aí, a 21 de dezembro de 1955, veio a falecer.
António de Matos Tudela e Vasconcelos
Filho de António Amândio Tudela e Vasconcelos, nasceu no Sobral da Serra. Matriculou-se na Faculdade de Medicina.
José Crespo
Filho de Manuel Crespo e de Maria Clara, nasceu em Vila Fernando, Quinta de Cima, a 13.01.1887. Matriculou-se nas faculdades de Direito e de Letras. Casou com Maria Augusta da Conceição Osório Leite de Magalhães Machuca.
1919/20
Francisco António de Jesus
Filho de João António de Jesus, nasceu em Gonçalo. Matriculou-se na Faculdade de Ciências.
Manuel Augusto Rabaça
Filho de Vicente Rabaça dos Anjos, nasceu na Guarda. Matriculou-se na Faculdade de Ciências. Foi professor e Reitor do Liceu de 1951 a 1965. Foi membro da Junta Distrital da Guarda. Em 10.06.1965 foi eleito como um dos representantes municipais do distrito da Guarda ao colégio eleitoral que haveria de proceder à eleição do Presidente da República.
Eleição do Presidente da República – 1965
A eleição do Presidente da República era feita por sufrágio secreto, no âmbito de um Colégio Eleitoral, do qual faziam parte os membros da Assembleia Nacional e da Câmara Corporativa, bem como os representantes dos municípios de cada distrito, entre outros.
Também estes representantes municipais estavam sujeitos a eleição e a posterior verificação de poderes, promovida pela comissão competente da Câmara Corporativa. Pelo distrito da Guarda foram eleitos os seguintes representantes:
– Abílio Antunes Martins
– António de Melo Corte Real
– António Mendes Cabral
– Arnaldo Nunes Vitória
– Elísio Rabaça Gaspar
– Manuel Augusto Tavares Ferreira
– Manuel da Fonseca Cardoso Leal
O sr. Reitor do Liceu
O ensino liceal foi criado em 1835, por Passos Manuel. A sua aplicação foi, no entanto, tardia, no caso da Guarda em 1848/49. Não tinha instalações próprias, as aulas eram dadas em casa dos professores e os exames eram feitos numa sala do Governo Civil, que também servia de secretaria. Oficialmente, começou em 1855 numa casa do Largo de S. Vicente. A figura do reitor de liceu, muito prestigiada, foi criada ao mesmo tempo que o próprio liceu. O primeiro reitor conhecido foi o prior da Sé, padre Carlos Correia Leitão, em 1848. Lembramos os reitores desde finais dos anos trinta do séc. XX.
1939 – Alfredo António Pequito. Professor de Inglês e Alemão. Foi reitor do liceu de Bissau (Guiné).
1940 – Manuel Carlos Martins. Linguista, professor de português. Natural de Forcalhos (Sabugal).
1946 – Miguel Augusto Pinto de Meneses. Na carreira parlamentar integrou a IX Legislatura (1965-1969).
1947- Artur de Almeida Carneiro
1949- Joaquim Romão Duarte. Foi Governador Civil de Faro.
1951 – Manuel Augusto Rabaça.
1961 – Abílio Alves Bonito Perfeito. Foi reitor até 1974.
Mário dos Santos Guerra
Filho de António Antunes Guerra, nasceu na Guarda em 1899. Matriculou-se na Faculdade de Ciências. Tirou o Curso da Escola Normal Superior. Foi professor liceal, diretor da Escola do Magistério Primário de Coimbra. Professor e reitor do liceu Normal de Coimbra. Integrou a Câmara Corporativa.
Raúl de Figueiredo Rodrigues de Almeida
Filho de Manuel Rodrigues de Almeida, major do Regimento de Infantaria nº12, e de Filomena Marques Figueiredo, nasceu na Guarda, a 19.02.1892. Matriculou-se na Faculdade de Ciências. Casou com Aldina Silveira Pinto Camelo. Seguiu a carreira militar. Faleceu em 1941.
1920/21
Alberto Vaz de Almeida Neves
Filho de Francisco Gomes de Almeida Neves, nasceu na Guarda. Matriculou-se na Faculdade de Ciências. Foi vice-reitor de 1937 a 1943 e reitor até 1956 do Liceu Diogo Gouveia, em Beja.
António Joaquim Monteiro
Filho de Joaquim Monteiro. Matriculou-se na Faculdade de Direito e Letras.
António Nunes Patrício
Filho de Francisco Nunes Patrício, era natural de Fernão Joanes. Matriculou-se na Faculdade de Medicina.
Armando Ribeiro Cardoso
Filho de Miguel Augusto Cardoso e Ribeiro Tavares, nasceu na Guarda. Casou com Maria Braz Rebelo Tinoco, filha de José de Almeida Rebelo, médico de partido em Pinhel. Foi médico cirurgião dos Hospitais Civis de Lisboa.
Irene Pissarra Cabral
Filha de José Gaspar Cabral e de Maria Emília de Andrade Pissarra (irmã do coronel Gustavo de Andrade Pissarra), nasceu na Guarda em 1903?. Matriculou-se na Faculdade de Ciências. Faleceu em Coimbra.
Joaquim Bernardo
Filho de Joaquim Bernardo, era natural de Adão. Matriculou-se na Faculdade de Ciências.
Joaquim Castelo
Filho de José Bernardo Castelo e Dusteria da Conceição, era natural de Alvendre. Matriculou-se na Faculdade de Letras.
José Dias Pina Monteiro
Filho de João António Dias Monteiro e de Maria da Graça, nasceu em Gonçalo. Matriculou-se na Faculdade de Medicina.
José Melo Cunha
Filho de José Fernandes Cunha, era natural da Guarda. Matriculou-se na Faculdade de Ciências.
Natália Fernandes da Cunha
Filha de José Fernandes Cunha, era natural da Guarda. Matriculou-se na Faculdade de Letras. Foi professora (1934) no liceu de Lamego.