Cor do Ano Pantone 2021

Escrito por Joana Dente

Quando o Pantone Color Institute lança a cor do próximo ano não posso ignorar a incredulidade que se me assoma pelo facto de o tempo ter passado tão rapidamente.

Na verdade, é sempre por esta altura que é revelada a cor do ano seguinte, neste caso, a cor do ano 2021. As opiniões, inevitavelmente, dividem-se e desta vez não vai ser diferente: amarelo e cinzento foram as duas cores eleitas pela Pantone! Para sermos mais precisos falamos, respetivamente, do Pantone 13-0647 Iluminating e do Pantone 17-5104 Ultimate Grey.

O primeiro é um amarelo brilhante, alegre, cintilante e cheio de vivacidade, que faz lembrar o sol e a sua luz. O segundo reporta-nos para elementos sólidos, confiáveis e eternos, aqueles que oferecem uma base firme e não sofre influências. Ao contrário do Iluminating, o Ultimate Grey parece estimular, tranquilamente, sentimentos de moderação e estabilidade.

E porquê estas duas cores? A ideia é a que, apesar da sua diferença, sejam a prova de que elementos distintos se podem unir e apoiar, representando, assim, força e positividade. E não é isso que todos pretendemos? Que, no próximo ano, unidos e com esperança, consigamos partir deste quadro cinzento e encontrarmos luz?

Recordamos que os especialistas em cores da Pantone investigam a fundo na busca de novas influências de cores, sendo que o processo de seleção da Cor do Ano Pantone requer muita análise de tendências e escolhas escrupulosas.

Agora, é ficarmos atentos e vermos estes novos tons, aliados ou não, dar cartas no mundo da moda, do design e decoração, do marketing e publicidade…

 

Sobre o autor

Joana Dente

Leave a Reply

Financiamento