A imprensa local na era digital

Escrito por Pedro Fonseca

Durante as duas primeiras décadas da sua existência, as páginas do jornal O INTERIOR prestaram um inestimável serviço à comunidade e constituíram-se como testemunhas de acontecimentos e mudanças marcantes a várias escalas e amplitudes.
Os seus leitores beneficiaram de uma informação regular sobre a realidade local e as implicações locais de acontecimentos de dimensão nacional e internacional, além de uma diversidade de opiniões críticas que convidavam à reflexão e ao debate.
Estes últimos 20 anos ficarão marcados pelo triunfo da Revolução Digital, que veio transformar de forma profunda várias dimensões das nossas vidas. Para a imprensa local, o mundo das novas tecnologias da informação e da comunicação traz, simultaneamente, novas oportunidades e novas ameaças, lançando-a num esforço de adaptação e de reinvenção sem precedentes.
É certo que a imprensa local tem sabido aproveitar os novos canais digitais para difundir os seus conteúdos e para alcançar novos e velhos públicos, mas esses mesmos canais são também o palco de uma nova forma de concorrência protagonizada por vários agentes (mais ou menos) independentes, como são os bloggers, os influencers e os opionmakers com presença nas redes sociais. Por outro lado, a emergência do digital contribuiu para uma diminuição da venda de jornais impressos e a imprensa local ainda não conseguiu capitalizar em pleno nas novas fontes de receitas disponíveis no mundo online.
A Era Digital trouxe consigo uma maior facilidade de acesso à informação, mas também permitiu uma maior facilidade de propagação de desinformação. Esta realidade, associada à crescente (e louvável) exigência dos cidadãos por um exercício da atividade política em proximidade e com mais transparência, reforça a necessidade de uma imprensa local ativa, independente e crítica.
Acredito que a liberdade de imprensa só se realiza através da diversidade de imprensa e que essa diversidade tem de englobar necessariamente uma atenção às diferentes sensibilidades populacionais, territoriais e comunitárias que apenas a imprensa local nos consegue proporcionar.

* Ex-presidente da Federação Distrital da Guarda do PS e antigo vereador socialista na Câmara da Guarda

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Leave a Reply