O Instituto Politécnico da Guarda – IPG servirá de palco para a edição de estreia do “Encontro de Música de Câmara de Cordas e Guitarras da Guarda” entre os dias 6 e 10 de setembro. O objetivo é criar um espaço criativo em que docentes, mentores e jovens músicos, formados no concelho da Guarda e espalhados pelo mundo, possam reencontrar-se para trocar experiências e criar projetos musicais diferenciadores.
A iniciativa resulta de uma parceria estabelecida entre o IPG e o projeto musical Alé&Olé Duo, formado pelos músicos e docentes do Conservatório de Música de São José da Guarda, Olena Sokolovska (violino) e Pedro Ospina (guitarra, canto e compositor).
“A proposta apresentada ao Politécnico da Guarda pelos artistas que formam o Alé&Olé Duo tem o mérito de procurar valorizar os jovens músicos da região, assim como o de promover o seu reconhecimento ao nível local, empenhando-se em alcançar um público mais vasto”, afirma Manuel Salgado, vice-presidente do IPG. “É para o IPG um privilégio poder associar-se a esta iniciativa e poder contribuir para a projeção de novos talentos”.
Durante cinco dias, profissionais e estudantes de música clássica vão reunir-se para fazer a montagem e gravação de obras artísticas. O protocolo de colaboração assinado entre as duas entidades prevê a cedência de salas e utilização de equipamentos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, para a realização deste projeto.
O processo criativo para a seleção do repertório para este primeiro encontro assentará em peças com direitos de utilização livre, arranjos dos Alé&Olé Duo, e, ainda, obras originais compostas por Pedro Ospina. A distribuição das partituras será feita quatro semanas antes da iniciativa, para que cada músico possa de forma individual adiantar a preparação técnica das obras.
Para além do incentivo à dinamização cultural da cidade, a parceria firmada para o primeiro “Encontro de Música de Câmara de Cordas e Guitarras da Guarda” faz antecipar a realização periódica da iniciativa, oferecendo um encontro musical regular que convidará os seus participantes e visitantes a conhecer a cidade da Guarda.
“Esta iniciativa é também um grande passo para concretizar o objetivo de reativar a componente das artes na nossa instituição”, afirma Manuel Salgado. “A falta de técnicos para apoiar a realização de espetáculos é uma realidade na região e, por isso, estamos a adaptar a nossa oferta formativa para colmatar esse problema”.
Multimédia e Artes Performativas no IPGO Politécnico da Guarda conseguiu, este ano, a aprovação para lançar um novo Curso Técnico Superior Profissional em Multimédia e Artes Performativas. A nova oferta formativa visa dar resposta à falta de técnicos na produção audiovisual e na produção de artes performativas. A formação técnica terá início no ano letivo 2022-2023, previsivelmente.
“É uma formação inovadora e de caráter híbrido, por articular numa mesma oferta formativa áreas que, sendo comunicantes, raramente são tratadas e enquadradas como tal”, afirma Manuel Salgado. “Para além de formar novos técnicos, esta formação será também uma ótima oportunidade para que os atuais técnicos de audiovisual possam aprofundar as suas competências no domínio das artes performativas”.