Especial Vinhos Região

«Este prémio vai inteiramente para o nosso enólogo José Brandão»

Dsc02294
Escrito por Efigénia Marques

Daniel Cavaleiro, sócio fundador dos vinhos Aforista, de Pinhel, reconhece que o Aforista Reserva Branco de 2021 é «um dos melhores branco que já tivemos»

A consagração chegou aos vinhos Aforista, produzidos no concelho de Pinhel. O Aforista Reserva Branco de 2021 foi considerado o melhor vinho da Beira Interior pelo júri da 16ª edição do Concurso de Vinhos da região.
Um reconhecimento que significa «muito trabalho e muita dedicação ao vinho e à vinha», sublinha Daniel Cavaleiro, sócio fundador, com o irmão Joaquim Cavaleiro, da empresa. O produtor não ficou surpreendido com o prémio, pois o vinho distinguido «é um dos melhores brancos que já tivemos – e normalmente eles são sempre muito bons». Daniel Cavaleiro considera o Aforista Reserva Branco tem «características especiais de um ano que, para nós, foi muito bom mesmo nos tintos, que ainda não estamos a comercializar». Um êxito que o empresário faz questão de atribuir ao enólogo José Brandão, que tem feito um «trabalho incrível» na adega Aforista. «Ele tem sido uma pessoa incansável na fabricação de vinhos da Beira Interior, onde tem mais trabalhos além do Aforista. Este prémio vai inteiramente para ele porque o merece pela atenção que tem dado aos nossos e aos vinhos da Beira Interior e até às vinhas», elogia.
Quanto ao Aforista Reserva Branco de 2021 resulta de castas como a Viosinho, Síria, Malvasia Fina e Fernão Pires, «uma conjugação que funciona bem e que o nosso enólogo vai misturando em percentagens diferentes em função dos anos», afirma Daniel Cavaleiro. Este ano, o produtor pinhelense venceu mais duas medalhas de ouro e além dos prémios tem marcado a diferença com rótulos de garrafas desenhados por alunos das escolas do concelho de Pinhel num concurso lançado em 2019. «Os miúdos fizeram 700 rótulos e um júri criado para o efeito escolheu dez, tendo os autores sido premiados. São desenhos que vamos aproveitando para os nossos vinhos. Foi o caso do rótulo do Reserva Branco de 2021 que foi desenhado por um menino de 6 anos», adianta Daniel Cavaleiro.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply