Quinta da Taberna (Videmonte)
O distrito da Guarda tem inúmeras praias fluviais que, não tendo Bandeira Azul, merecem ainda assim uma visita demorada. É o caso do espaço situado na Quinta da Taberna, na freguesia de Videmonte (Guarda), também no Parque Natural da Serra da Estrela. Banhada pelas águas límpidas do Mondego, a praia fluvial dispõe de parque de merendas e de bonitas paisagens na sua envolvente.
Rapoula do Côa (Sabugal)
A praia fluvial da Rapoula do Côa, situada naquela localidade do concelho do Sabugal, possui espaços verdes e areal nas margens do rio Côa. O complexo dispõe de uma zona destinada à pesca desportiva da truta, bem como um parque de merendas com grelhadores, um bar, parque de estacionamento e zona de vólei e futebol de praia.
Quadrazais (Sabugal)
A praia fluvial da Lameira, situada perto de Quadrazais, no concelho do Sabugal, é outra proposta a ter em conta na região. Junto à Serra da Malcata e banhado pelo rio Côa, o espaço dispõe de uma zona de areal e é rodeado por amieiros, freixos e sabugueiros. A praia fluvial situa-se a dois quilómetros da aldeia e tem nas imediações dois parques de merendas. O restaurante mais próximo é o TrutalCôa, que potencia uma oferta gastronómica baseada na truta. No que toca a alojamento, a Casa do Manego é o local mais perto para pernoitar.
Devesa (Sabugal)
Outra das muitas zonas balneares proporcionadas pelo Côa é a praia fluvial da Devesa, também conhecida como praia fluvial do Sabugal, que se situa na periferia da cidade raiana. Com vista para o castelo das cinco quinas, o espaço possui uma área ampla onde é possível realizar caminhadas e passeios de bicicleta. Existe ainda um solário, uma piscina natural para crianças, um parque infantil, uma zona de jogos, um parque de merendas, um bar com esplanada. No local é também possível alugar canoas e bicicletas.
Alfaiates (Sabugal)
Alfaiates, outra localidade que pertence ao concelho do Sabugal, conta com uma praia fluvial situada na barragem da aldeia, que aproveita a água da Ribeira de Alfaiates, um afluente do Côa. A zona balnear foi inaugurada em 2017, tendo sido anteriormente uma zona de pesca desportiva. No local é possível alugar canoas e os mais pequenos podem usufruir de insufláveis. O espaço conta com infraestruturas para pessoas com mobilidade reduzida, parque de estacionamento, parque de merendas, churrasqueiras, zona de esplanada, areal e um bar. Trata-se de uma praia fluvial vigiada e com posto de socorro.
Vila Cova à Coelheira (Seia)
O Parque Natural da Serra da Estrela esconde pequenos paraísos como a praia fluvial de Vila Cova à Coelheira (Seia), cuja requalificação ficou concluída a 27 de julho de 2013. Esta zona balnear tem águas límpidas vindas do rio Alva e está dividida em diversas áreas de banhos. Dispõe ainda de um solário, bar e outras estruturas de apoio, incluindo vigilância do espaço por um nadador-salvador. Bem próximo está também o parque de campismo de Vila Cova à Coelheira.
Sabugueiro (Seia)
A aldeia do Sabugueiro, conhecida por ser a aldeia mais alta de Portugal por se situar a 1.100 metros de altitude, tem mais um atrativo. Com águas vindas do rio Alva, um afluente do Mondego, a praia fluvial apresenta águas límpidas que permitem banhos e pesca desportiva.
Sandomil (Seia)
A freguesia de Sandomil, que pertence ao concelho de Seia, conta com um parque de lazer junto ao rio Alva, onde sobressai a zona fluvial com um grande espelho de água. Possui estruturas adaptadas, parque de merendas, churrasqueiras, passadiço de madeira ao longo da zona fluvial, posto de primeiros socorros, parque infantil e ainda um bar/restaurante.
Lapa dos Dinheiros (Seia)
A praia fluvial da Lapa dos Dinheiros é mais um paraíso escondido no Parque Natural da Serra da Estrela. Situada na margem direita do rio Alva, o espaço balnear é delimitado por várias rochas em granito que dão forma a um espelho de águas límpidas e cascatas. Perto da praia há um caminho pedonal que nos leva até ao Buraco da Moura, um miradouro de onde se avista uma paisagem deslumbrante. A praia fluvial tem um bar de apoio, sanitários, parque de merendas, churrasqueiras, posto de primeiros socorros e estacionamento. A praia é vigiada por um nadador salvador.
Covão da Ponte (Serra da Estrela)
No limite dos concelhos de Manteigas e Gouveia, encontra-se a praia fluvial do Covão da Ponte, com águas límpidas vindas da nascente do rio Mondego no Corgo das Mós. O espaço situado num planalto da Serra da Estrela apresenta um extenso parque de merendas, instalações básicas, zona de grelhadores, bar e um parque de campismo junto à praia fluvial.
Relva da Reboleira (Manteigas)
Fica na freguesia de Sameiro a praia fluvial da Relva da Reboleira, a oito quilómetros da vila de Manteigas. A zona balnear aproveita o curso do Zêzere e dispõe de um conjunto de infraestruturas básicas de apoio, como bar de apoio e sanitários. Na envolvente existe um vasto espaço arborizado com árvores autóctones que proporcionam frescura e sombra nos dias quentes de Verão. O parque de campismo, junto à praia fluvial, é um local que reúne todas as condições para passar a noite.
Vale do Rossim (Gouveia)
É junto às Penhas Douradas, na Serra da Estrela, que encontramos a praia fluvial do Vale do Rossim, a 1.437 metros de altitude, o que faz dela a praia fluvial mais alta do país. A lagoa que banha o espaço de lazer proporciona várias oportunidades para a realização de diversas atividades, entre elas o slide, canoagem e passeios de mota. Perto da praia fluvial podemos encontrar um bar de apoio e um SPA para passar o dia. Para quem pretenda pernoitar no local, o Eco Resort é uma das possibilidades, dispondo de espaço para campismo e “yurts” (tendas Mongóis), que apresentam todo o conforto de um quarto de hotel.