A nova rede de miradouros do concelho da Covilhã irá ser inaugurada brevemente e é uma aposta no crescimento do turismo de natureza. A rede conta com dois percursos pedestres na Serra da Estrela, a Rota do Granito e a Rota Varanda dos Pastores.
As obras efetuadas no Miradouro dos Carquejais, apresentam aos visitantes uma nova estrutura pedonal suspensa e vários melhoramentos a nível de sinalética e explicação da paisagem. Os miradouros do Covão, da Nave de Santo António e do Alto dos Livros, foram também alvo de requalificações e integram agora a nova Rede de Miradouros, que tem como objetivo potencializar o turismo de Natureza do município, que consta no plano de Conservação, Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural.
A par das requalificações dos miradouros, a nova Rota do Granito, com início e fim nas Penhas da Saúde, apresenta pontos de referência em temáticas geológicas, históricas e morfológicas. O “mar de granito” que envolve a rota, conta ainda com passagens pela Pedra do Urso e Alto das Capinhas, que apresentam vistas amplas sobre o Curral do Vento e Covão do Teixo.
A Rota da Varanda dos Pastores, percorre os caminhos ancestrais utilizados pelos pastores, pertencentes à pastorícia do Planalto do Alto da Pedrice e apresenta uma forte ligação com a transumância. O local de início e fim, Parque das Merendas das Penhas da Saúde, foi escolhido de forma estratégica, para que exista a possibilidade de utilização de transportes públicos durante o verão. Esta passa ainda por Malhada do Prior, Ribeira de Água Fria e conta com dois miradouros com vista para os vales glaciares da Serra da Estrela.
As duas rotas apresentadas pelo Município fazem parte de um conjunto de sete percursos, que contam com cerca de 62,5 quilómetros. Este é um projeto conjunto com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que pretende responder à procura que tem vindo a aumentar no que toca ao turismo de natureza. Ainda vão fazer parte destas novas rotas até ao fim do próximo verão, a Rota da Porta da Estrela, Rota das Canadas em Unhais da Serra, Rota da Floresta, Rota das Termas e o Circuito interpretativo do Alto da Piçarrinhas. A Rede de Miradouros da Covilhã e as novas Rotas pedestres representam um investimento a rondar os 280 mil euros.