A Feira de S. Bartolomeu cumpre 750 anos de história sendo a feira franca mais antiga do pais.
O evento abre portas esta sexta-feira com a atuação do cantor Tony Carreira e da DJ Sara Santini. Na noite de sábado a banda Delfins regressa à “cidade de Bandarra” para mais um espetáculo, seguido do projeto TugaboysDj’s com uma performance de músicas dos anos 80 e 90. O fim de semana termina com a inclusão da 34ª edição do Festival Folclore da ACR de Trancoso, com as atuações do Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso, Rancho Folclórico de Fafe, Rancho das Lavradeiras da Trofa e o Grupo Folclórico «As lavradeiras de São João de Ver. À noite, estão agendados os concertos de Tiago Silva e do Dj Mastiksoul.
Na segunda-feira sobe ao palco montado no Campo da Feira a banda conimbricense “Os Quatro e Meia”, seguida do Dj Quim das Remisturas. A festa prossegue no dia seguinte com Nininho Vaz Maia e o DJ Ademar. A 16 de agosto, a noite fica a cargo do duo Némanus e do grupo Hi-Fi. No dia seguinte, o cantor Fernando Daniel e o DJ Mark Guedes vão animar a noite da “cidade de Bandarra”. A fadista Ana Moura e os Dj’s Meninos do Rio são as propostas que se seguem no dia 18, antepenúltimo dia de festividades em Trancoso. Já a noite de sexta-feira ficará a cargo do artista brasileiro Vitor Kley e do Dj Arrebimba o Malho. O último dia dos 750 anos da Feira de S. Bartolomeu será animado com um encontro de concertinas e a atuação do grupo de música tradicional Sete Saias.
A organização, a cargo do município da Guarda, informa que os concertos estão marcados para as 22 horas, à exceção dos dias 13 e 20 de agosto, com o programa de animação a ter início pelas 15 horas. Este ano, há apenas sete dias com bilheteira de 3 euros, sendo de entrada livre os dias 13, 16 e 20. Amílcar Salvador, presidente do município, revela que a organização vai fazer pela primeira vez um controlo digital das entradas, mas assume que as expetativas «são elevadas, sempre na ordem das 120 mil pessoas ao longo da feira».