Especial 823 Anos da Cidade - Guarda Sociedade

Economia marca 823 anos da Guarda

Olympus Digital Camera
Escrito por Efigénia Marques

A Guarda celebra no domingo o 823º aniversário de atribuição de foral à cidade pelo rei D. Sancho Iº com a inauguração de um centro tecnológico, a assinatura de aquisição de lotes na Plataforma Logística e várias homenagens.
Este ano o programa comemorativo começa às 9 horas, na Praça Velha, com a deposição de uma coroa de flores na estátua do rei fundador da cidade e uma guarda de honra pelo Exército, a cargo do Regimento de Infantaria nº 14 sediado em Viseu. Pouco depois (10 horas) realiza-se o hastear da bandeira, seguida meia-hora depois da sessão solene na Sala António de Almeida Santos, nos Paços do Concelho. A cerimónia contará com a participação do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, marcando também presença os presidentes das cidades geminadas de Béjar, Safed e Waterloo. Na ocasião serão atribuídas medalhas de mérito municipal – grau prata – a guardenses e a instituições com merecido destaque: Laurindo Prata e Manuel Geada Pinto (ambos a título póstumo), à Fundação José Carlos Godinho de Almeida, ao coronel Luís Cunha Rasteiro, comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda e a Virgílio Mendes Ardérius, presidente da Fundação Frei Pedro.
No final haverá, no Jardim José de Lemos, uma demonstração de meios das forças militares e de segurança que participaram na cerimónia do hastear da bandeira, e também da Cruz Vermelha Portuguesa. Esta mostra poderá ser visitada até às 17 horas. À tarde, o ministro Costa e Silva vai inaugurar as instalações da empresa Remarkable na Plataforma Logística (14h30) e do Centro Tecnológico do Centro Histórico (15 horas), espaço do município que acolhe várias empresas do ramo como a TRH e a NTT, bem como da multinacional Air Liquide Portugal, ainda numa fase inicial. Serão também assinadas as escrituras dos lotes da Plataforma Logística com as empresas Magnoliathunder, Lda e Glacierignition, Lda, que vão produzir cerveja. A efeméride prossegue com o descerrar de placas de toponímia de homenagem a título póstumo a D. Martinho Pais, a Tiago Gonçalves e a Laurindo Prata em vários locais da Guarda. O programa do Dia da Cidade contempla ainda a Invernal de BTT e o concerto de Teresa Salgueiro no TMG, com convidados como Tim (Xutos e Pontapés) e a cantora Maria João.
Mas as comemorações arrancam já esta quinta-feira (17h30) com a homenagem, a título póstumo, a João Mendes Rosa, antigo coordenador do Museu da Guarda e mentor do SIAC, falecido em 2021. O seu nome passará a designar a sala de exposições temporárias do museu. Posteriormente será lançado o número 43 da revista cultural “Praça Velha”. Na sexta-feira, na BMEL, o Centro de Estudos Ibéricos promove o seminário “Leituras de Eduardo Lourenço”, iniciativa de cariz científico. Em termos desportivos, realizar-se-á o Torneio Internacional Feminino de Polo Aquático “Cidade da Guarda”, com participantes de Portugal, Ucrânia, Inglaterra e Croácia, nas piscinas municipais. Já no sábado, a partir das 15 horas, será anunciado o vencedor do Concurso Bola Parda da Guarda, que teve 49 concorrentes. O vencedor leva para casa 1.500 euros.
No sábado à noite (22 horas) haverá a serenata monumental “Fado ao Centro”, com fados de Coimbra nas escadarias da Sé da Guarda, numa organização da Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply