O Festival do Vinho do Douro Superior é inaugurado esta sexta-feira (18 horas) pelo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes. O certame, que já vai na XIª edição e decorre no Expocôa – Centro de Exposições, conta este ano com 120 expositores, o Concurso de Vinhos do Douro Superior, provas comentadas de vinhos e azeites, um colóquio e mostras de produtos regionais do Douro, Trás-os-Montes e Beira Interior.
No sábado realiza-se o Concurso de Vinhos do Douro Superior, que durante a manhã reúne em Foz Côa alguns dos críticos e profissionais do mundo vínicos mais importantes do país e, este ano, pela primeira vez, importadores de Itália, Reino Unido, Dinamarca e Suécia. Haverá também o colóquio “Enoturismo – uma aposta para o desenvolvimento sustentado do Douro Superior”, com a participação de António Pé-Curto, doutorado pelo ISCTE; Rui Dias, catedrático da Universidade de Évora; e José Reverendo da Conceição, enólogo e diretor-geral da Quinta Vale de Aldeia e do Hotel Rural de Longroiva.
No domingo, último dia do festival, serão anunciados os resultados do 11º Concurso de Vinhos do Douro Superior. O Festival do Vinho do Douro Superior é organizado pela Câmara de Vila Nova de Foz Côa e pela revista “Grandes Escolhas” com o objetivo de promover o setor e criar uma «aliança minuciosa entre o vinho e a sustentabilidade turística, através do enoturismo», refere João Paulo Sousa, autarca fozcoense. Este ano, do cartaz musical constam as atuações de Sara Correia e DJ Sérgio Miranda (sexta), bem como de António Zambujo e DJ Ricardo Reis (sábado).