Em destaque Sociedade

2021 um ano de avanços e recuos

Capas2
Escrito por Carina Fernandes

Mais um ano a terminar sob a ameaça da Covid-19, que resiste e condiciona cada vez mais a vida dos cidadãos. A vacinação ajudou, e muito, ao regresso de alguma normalidade, mas uma nova variante – a Ómicron – fez quase tudo voltar ao ponto de partida. Vacinação, autárquicas, desemprego, despovoamento e saúde são algumas das palavras que marcaram 2021 a nível nacional e regional. Foi também o ano que nos fez ver que nada é garantido e que esta pandemia está longe de ter um fim.

Janeiro

O novo ano começou com uma boa notícia: a natalidade na Guarda e na Covilhã aumentou em 2020. A maternidade da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda terminou o ano com 543 partos (mais 10 face a 2019), já o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira registou 534 recém-nascidos, um verdadeiro “baby-boom” com mais 90 bebés. Ainda na saúde, os hospitais da região receberam 106 médicos internos. Neste mês arrancou a vacinação contra a Covid-19 na área da ULS guardense, onde foram vacinados cerca de 6.500 idosos e funcionários de 158 lares. O Hotel Turismo continua encerrado, isto porque o Grupo MRG desistiu do projeto e a Green Endogenous, que devia assumir a concessão, também saiu de cena devido à crise pandémica. Na política, o primeiro mês do ano foi marcado pela reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República.

O presidente recandidato dominou nos distritos da Guarda e Castelo Branco, onde conseguiu dois dos seus melhores resultados eleitorais. Contudo, a sua performance foi ensombrada pela abstenção, de 62,59 por cento na Guarda, que também foi uma das mais elevadas do país. Já André Ventura foi o segundo candidato mais votado na Beira Interior. O primeiro mês do ano terminou com a notícia da morte, aos 43 anos, de Bruno Navarro, presidente da Fundação Côa Parque e grande impulsionador de novas dinâmicas no Museu do Côa e de novas parcerias institucionais que relançaram e promoveram, como nunca, a arte paleolítica do Vale do Côa no contexto nacional e internacional.

 

Fevereiro

A pandemia da Covid-19 continua a alastrar na região, mas neste mês teve início a vacinação de pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 com patologias associadas. Para tal, foram montados centros de vacinação em cada concelho, o primeiro dos quais a funcionar abriu no Sabugal. O centro comercial La Vie foi colocado à venda porque a gestora capital de risco ECS Capital quis desfazer-se de quatro shoppings e de dez hotéis em Portugal avaliados em 1,4 mil milhões de euros. Foi também em fevereiro que Carlos Chaves Monteiro, então presidente da Câmara da Guarda, foi indicado pela Distrital do PSD para concorrer à autarquia nas autárquicas marcadas para setembro.

Soube-se ainda que a Coficab, sediada na Guarda, com um volume de negócios superior a 230,9 milhões de euros, dos quais mais de 22 milhões resultam de exportações, voltou a ser a maior empresa da Beira Interior. Neste mês começou a polémica da Quinta do Cabroeiro, para onde está projetada a Avenida dos F’s, com os proprietários dos terrenos necessários à obra recusarem «passar um “cheque em branco”» à Câmara da Guarda, que comprou, entretanto, o edifício da antiga Associação Comercial. Em Vila Nova de Foz Côa, Aida Carvalho assumiu a presidência da Fundação Côa Parque e, na Covilhã, Carlos Pinto, antigo presidente da autarquia, foi absolvido pelo tribunal no caso da autoria do blogue “Pelourinho 2013”.

 

Março

Um dos destaques de O INTERIOR foi a nova fábrica de componentes para automóveis a instalar-se na Guarda. A autarquia alienou seis lotes na Plataforma Logística à empresa Remarkable Generation – Representações Comércio e Indústria Lda. Os investidores, ligados à ACI – Automotive Compounding Industry, Lda, que já labora no parque industrial da cidade pretende concentrar o negócio no mesmo espaço e prevê criar mais 50 postos de trabalho quando estiver a produzir em pleno. Ainda na economia local, a Sodecia anunciou a ampliação da fábrica na Guarda, criando 200 postos de trabalho.

Março foi o mês do início do regresso à normalidade. O desconfinamento começou em Portugal com reabertura de alguns comércios, porém com venda ao postigo, situação que não teve, na região, grande adesão por parte dos compradores. Soube-se ainda que a direção nacional do PS chumbou o nome de António Monteirinho para candidato à Câmara da Guarda. A escolha recaiu sobre Luís Couto, um independente que é diretor do estabelecimento prisional da cidade. O mês terminou com a agregação do jornal O INTERIOR e da Rádio Altitude, cujas redações foram integradas numa só. Luís Baptista-Martins assumiu a direção de informação e de programas da rádio mais antiga de Portugal.

 

Abril

O desconfinamento progressivo em Portugal continuou e em abril foi a vez da restauração. Esperança e receio de um novo confinamento marcaram esta segunda fase.
Orlando Faísca sucedeu Pedro Tavares na presidência da Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA). O empresário foi o único candidato a concorrer. A vacinação contra a Covid-19 na área de abrangência da ULS da Guarda decorria a bom ritmo e, a 17 de abril, 29 por cento da população já tinha sido vacinada, tendo sido administradas 39.387 primeiras doses. Nessa data havia já 16.676 pessoas com a vacinação completa.

Em abril havia também 9.461 desempregados na Beira Interior, registando-se um aumento face ao mesmo mês de 2019 que era justificado pela pandemia. Em contrapartida, o autarca guardense Carlos Chaves Monteiro anunciou a criação de «900 novos postos de trabalho» até ao fim do ano. A novidade foi revelada durante a sessão solene do 25 de Abril. Já o Governo, que tinha adiado a medida prevista para janeiro, anunciou finalmente a introdução da redução de 50 por cento nas portagens da A23 e A25 a partir de 1 de julho.

 

Maio

Passados 12 anos, o último troço da Linha da Beira Baixa, entre a Guarda e a Covilhã, reabriu finalmente no dia 3. A inauguração foi feita por Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, que classificou esta reabertura como um «momento muito importante» para o país e para a região. Se no mês anterior O INTERIOR noticiou a existência de 9.461 desempregados na região, em maio, João Cardoso, diretor-geral da Coficab, revelou, durante a visita do primeiro-ministro da Tunísia, que a multinacional de cablagens poderá recorrer a imigrantes qualificados para fazer face à falta de mão de obra.

Já Sérgio Costa, líder da concelhia e militante do PSD demissionário, apresentou oficialmente a sua candidatura independente à presidência da Câmara da Guarda, enquanto os socialistas escolhiam Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, para cabeça de lista à Assembleia Municipal. Em Pinhel, a Secundária foi a melhor do distrito no ranking das escolas, cuja classificação teve em conta as notas dos exames nacionais de 2020, mas também o contexto socioeconómico de cada estabelecimento de ensino.
Na cultura, destaque para o futuro Museu Piné, de arte contemporânea, que será projetado por Souto Moura na requalificação da antiga Casa da Legião, em frente à Sé Catedral. Realce ainda para a inauguração do memorial dedicado a Eduardo Lourenço na sede do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda, onde estão condecorações, prémios, diplomas e obras autografadas. Já a praia fluvial de Aldeia Viçosa recuperou a Bandeira Azul, juntando-se a Valhelhas, Loriga e Lapa dos Dinheiros, que renovaram o estatuto.

 

Junho

O mês não começou da melhor maneira para a economia regional. A Dura Automotive anunciou para setembro o despedimento coletivo de 95 trabalhadores (80 postos de trabalho diretos e 15 indiretos) na fábrica de Vila Cortês do Mondego. São dois terços dos funcionários. O despedimento foi justificado com a falta de trabalho. Apenas 60 pessoas permanecem na unidade produtora de componentes para a indústria automóvel.

Edição 1115 Capa

Por sua vez, o Instituto de S. Miguel acabou com o ensino do 2º e 3º ciclos e se undário no Outeiro de São Miguel, na Guarda. A decisão foi justificada pela falta de viabilidade financeira do projeto devido ao fim dos contratos de associação e também à falta de alunos. A decisão levou à dispensa de 20 trabalhadores, entre funcionários e professores.
No desporto, destaque para o Grupo Desportivo de Trancoso, que se sagrou campeão distrital, e, pelos piores motivos, para Cláudio Durães, árbitro agredido por atletas do Vila Franca das Naves na receção ao Gouveia. Na Covilhã, Mário Raposo tomou posse como novo reitor da Universidade da Beira Interior (UBI). O sucessor de António Fidalgo comprometeu-se a não esquecer os estudantes neste mandato. Já o TMG é um dos candidatos a integrar a novíssima Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

 

Julho

Foi publicado em “Diário da República” a portaria que confirma uma comparticipação de 100 por cento do Estado nos testes rápidos de antigénio de uso profissional, ou seja, os cidadãos poderiam realizar, a partir deste mês, esses mesmos testes nas farmácias de forma gratuita. Mas na Guarda, a medida demorou a ser implementada por questões informáticas. O problema da falta de médicos na Guarda voltou à ribalta quando se soube que o Ministério da Saúde atribuiu apenas 10 vagas das 45 solicitadas para o Hospital Sousa Martins.

Isto no mês em que o hospital perdeu dois pneumologistas, que rescindiram contrato para poderem concorrer a outros hospitais. Por falta de empresas interessadas, a requalificação e exploração do Hotel Turismo foi posta a concurso pela quarta vez. O Beyra Superior Tinto 2019 foi considerado o melhor vinho da Beira Interior em mais um Concurso de Vinhos organizado pela CVRBI. O juiz de instrução decidiu não pronunciar Álvaro Amaro, Chaves Monteiro e Victor Amaral, bem como as técnicas Alexandra Isidro e Carla Morgado, no caso “Guarda Folia” por falta de provas.

 

Agosto

Agosto ficou marcado pelos resultados dos Censos 2021, que decorreram durante o mês de abril. O distrito da Guarda perdeu 17.920 pessoas na última década, já o distrito de Castelo Branco perdeu 18.352. Todos os catorze concelhos do distrito guardense perderam população com destaque para a Guarda (-2.386 habitantes) e Seia (-2.943). Aguiar da Beira e Manteigas foram os concelhos que menos população perderam (245 e 591, respetivamente). Este mês chegaram quatro novos médicos à Unidade Local de Saúde da Guarda: dois anestesistas, um reumatologista e um hematologista.

Todos apresentaram «candidaturas espontâneas que foram aceites pelo Ministério da Saúde», disse na altura Fátima Cabral, diretora clínica para os cuidados hospitalares. Mas nada que resolva o problema dos 15.903 utentes sem médico de família, ou seja, em agosto de 2021 cada médico de família tinha, em média, 1.150 pacientes. Celorico da Beira, Guarda, Seia e Trancoso eram os casos mais preocupantes na região. Para apoiar a economia regional, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) aprovou 3,3 milhões de euros para os municípios e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) para concretizar vários projetos, bem como um reforço de apoios de cerca de 1,5 milhões de euros.

 

Setembro

As eleições autárquicas e as mudanças saídas das urnas a 26 de setembro dominaram a informação local. Na Guarda venceu, pela primeira vez, um independente. Sérgio Costa pôs fim à hegemonia de PS e PSD na autarquia. O movimento independente “Pela Guarda” venceu com 36,22 por cento dos votos e elegeu três vereadores, tantos quanto o PSD, que perdeu a Câmara a que presidia desde 2013, obtendo 33,68 por cento. Já o PS ficou-se por 17,98 por cento dos votos e obteve um mandato, naquele que foi o seu o pior resultado de sempre em autárquicas.

O PG também venceu para a Assembleia Municipal. Este ano havia sete candidatos à presidência da Câmara da Guarda: Sérgio Costa (PG), Carlos Chaves Monteiro (PSD), Luís Couto (PS), Pedro Narciso (CDS-PP), Honorato Robalo (CDU), Francisco Dias (Chega) e Jorge Mendes (BE). No resto do distrito também houve algumas surpresas, nomeadamente na Mêda, onde João Mourato (PSD) regressou à Câmara; em Figueira de Castelo Rodrigo, com a eleição de Carlos Condesso (PSD), e Manteigas, com o independente Flávio Massano a derrotar Esmeraldo Carvalhinho (PS). O PS foi o grande derrotado da na noite eleitoral ao perder três autarquias.

 

Outubro

Outubro foi o mês de recomeço para os empresários noturnos. Os bares e discotecas voltaram a abrir depois de cerca de ano e meio fechados devido à Covid-19. A “Noite da Liberdade” levou centenas de jovens aos estabelecimentos de diversão noturna da Guarda. Destaque também para Rui Costa, o neurocientista natural da Guarda que ganhou um prémio de 5,67 milhões de dólares para estudar a forma como o cérebro controla as funções dos órgãos internos do corpo humano.

Este foi também o mês das tomadas de posse dos autarcas eleitos em setembro e consequentemente das primeiras polémicas e discórdias políticas. Na Guarda, a delegação de competências no presidente ditou a primeira crise deste mandato na Câmara, pois os vereadores do PSD e PS não quiseram dar poder absoluto a Sérgio Costa por não existir maioria absoluta no executivo. Em Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso pediu uma auditoria às contas do município. E em Videmonte foi inaugurado um espaço de “coworking” com o objetivo de fixar mais trabalhadores e famílias ou atrair os novos “nómadas digitais”. O INTERIOR contou ainda a história de quatro mulheres que venceram o cancro da mama.

Novembro

Quase a acabar o ano, foi a Covilhã que foi notícia ao ser considerada Cidade Criativa da UNESCO na área do Design, passando a integrar a rede mundial homónima formada por 25 cidades de 90 países. Destaque ainda para a inauguração do renovado Teatro Municipal da Covilhã, num investimento de 4 milhões de euros que inclui residências artísticas, salas de criação e um auditório principal com capacidade para 600 pessoas.

Edição 1137 Capa

Já no 822º aniversário da atribuição do foral à Guarda, que se celebrou no dia 27, Sérgio Costa anunciou que quer uma cidade «mais “smart”». O INTERIOR noticiou ainda que havia alunos da Afonso de Albuquerque tinham que sair mais cedo das aulas para não perder o autocarro. Na madrugada de dia 31 a falta de médicos obrigou ao fecho parcial das Urgências do Hospital Sousa Martins, na Guarda, o que nunca tinha acontecido. Nessa mesma noite apenas era assegurado apoio a «doentes críticos/em risco de vida» devido à falta de médicos. A justificação constou de um aviso afixado à entrada e assinado por um dos chefes de urgência de cirurgia, que esteve de serviço durante a noite. O INTERIOR foi também visitar a Faia Brava, a única reserva natural privada do país que fica entre os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel.

 

Dezembro

Com eleições legislativas marcadas para 30 de janeiro de 2022, foram conhecidos os candidatos a deputados pelo círculo da Guarda. A encabeçar as listas estão Gustavo Duarte (PSD), Ana Mendes Godinho (PS), Pedro Cardoso (BE), André Santos (CDU), José Marques (Chega), João Mário Amaral (CDS-PP), Beatriz Salafranca (PAN), Ângelo Videira dos Santos (Iniciativa Liberal) e Margarida Bordalo (Livre). Realce ainda para o Orçamento da Câmara da Guarda para 2022, de cerca de 63,5 milhões de euros, que foi aprovado sem votos contra na Assembleia Municipal.

É a primeira vez que isto acontece nas últimas décadas. A abertura da ligação entre a A25 à A62 (Espanha) foi feita este mês. Este é um troço que fará com que os automobilistas deixem de passar em Vilar Formoso, o que pode ameaçar o futuro, nomeadamente económico da vila do concelho de Almeida. A situação epidemiológica da Covid-19 voltou a agravar-se na região, com o aumento exponencial de novos casos de infeção, o que faz soar os alarmes as unidades de saúde e autarquias.

 

 

Carina Fernandes

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply