Desporto

Sp. Vilar Formoso é campeão da IIª Divisão a duas jornadas do fim

Distrital
Escrito por ointerior

O Sporting de Vilar Formoso sagrou-se, no domingo, campeão da IIª Divisão e carimbou o regresso ao escalão principal do futebol distrital quando faltam disputar duas jornadas.
Na 12ª jornada, a formação da fronteira veio à sede do distrito derrotar o Guarda FC “B” por 4-0, com um “hat-trick” de Duarte Santos (13’, 55’ e 63’) e um golo de Miguel Mateia (18’). O jogo ficou marcado pelas expulsões de David Henriques (vermelho direto) e de Rodrigo Fernandes (acumulação de amarelos) aos 58’, que deixaram os guardenses em inferioridade numérica e sem hipóteses de discutir o resultado. Nos restantes jogos, o Guarda Unida recebeu e venceu o Casal de Cinza por 2-0 e o Gonçalense derrotou em casa o Vila Franca das Naves por 2-1. Folgou o Freixo de Numão. O líder Vilar Formoso tem 26 pontos, mais seis que o Gonçalense, segundo classificado, enquanto Vila Franca das Naves e o Guarda Unida somam 18 pontos.
No campeonato da Iª Divisão a 16ª jornada foi recheada de surpresas, desde logo com o empate sem golos do líder Gouveia em Aguiar da Beira (9º classificado). Contudo, o resultado não belisca o comando da prova, uma vez que os serranos contam 13 pontos de vantagem sobre os perseguidores. O Figueirense (2º) foi surpreendido em casa (2-1) pelo São Romão (11º), o Sporting Celoricense (4º) foi empatar 1-1 ao terreno do Vilanovenses (6º) e quem aproveitou estes deslizes foi o Fornos de Algodres (3º), que goleou o Paços da Serra (14º e último) por 5-0. Nos outros jogos, o Manteigas (13º) somou a segunda vitória da temporada (3-2) e logo na receção ao Foz Côa (5º), enquanto o Sporting da Mêda (12º) foi ganhar 1-0 a Trancoso (10º). Por último, o Sporting do Sabugal (8º) empatou 2-2 em Vila Cortês do Mondego (7º).
Na classificação, o trio formado por Figueirense, Fornos e Celoricense soma 28 pontos, mais um que o Foz Côa na quinta posição. No fundo da tabela continuam Mêda, Manteigas e Paços da Serra. O campeonato para este fim de semana e regressa a 9 de fevereiro com os jogos Gouveia-Vila Cortês, um escaldante Celoricense-Figueirense, São Romão-Fornos, Foz Côa-Vilanovenses, Sabugal-Trancoso, Paços da Serra-Aguiar da Beira e Mêda-Manteigas.
Este domingo há os oitavos de final da Taça de Honra da AF Guarda. O sorteio ditou os encontros Fornos de Algodres (Iª)-Vilanovenses (Iª), Celoricense (Iª)-Trancoso (Iª), Casal Cinza (IIª)-Figueirense (Iª), Guarda FC “B” (IIª)-Mêda (Iª), Manteigas (Iª)-Sabugal (Iª), Foz Côa(Iª)-Vila Cortês (Iª) e Freixo de Numão (IIª)-Vila Franca das Naves (IIª). O Gouveia ficou isento.

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply