O Sp. Covilhã venceu fora o Sporting de Braga B por 2-1, no sábado, e ocupa um tranquilo sétimo lugar na IIª Liga a três jornadas do fim. Esta classificação parecia inalcançável após a desastrada primeira volta do campeonato, que os serranos terminaram no último lugar.
No jogo da 31ª jornada a primeira oportunidade pertenceu aos visitantes, com Diego a rematar por cima já bem dentro da área aos 15’, mas foi o Braga B a marcar primeiro, com um cabeceamento fulgurante de Makouta (ex-Covilhã) após um canto cobrado por Simão aos 20’. Para segurar o resultado os minhotos desceram em demasia o bloco e entregaram o jogo aos serranos, que aumentaram a pressão e tiveram a primeira oportunidade aos 50’, mas Tiago Pereira impediu o empate a Diego com uma grande defesa.
Numa partida sem grande intensidade e bom futebol, os covilhanenses marcaram aos 74’ por Kukula, que aproveitou uma hesitação de Inácio para se antecipar ao guardião bracarense e empatar a partida. A melhor ocasião dos bracarenses no segundo tempo aconteceu aos 77’, quando Simão rematou ao lado. Como quem não marca sofre, o Sp. Covilhã aumentou a contagem em cima do minuto 90, novamente por Kukula, na conversão de um penálti.
O castigo máximo foi assinalado por falta de Casimiro sobre Bonani, num lance muito contestado pelos locais que consideraram que a falta tinha sido cometida ainda fora da área. Na sequência da jogada os treinadores principal e adjunto do Braga B, Rui Santos e Orlando Silva, foram expulsos do banco (90’ e 92’). Com este resultado, os serranos têm garantida a permanência na IIª Liga no próximo ano e no domingo recebem o Leixões, 10º classificado.
Sp. Covilhã vence em Braga e sela manutenção na IIª Liga
Covilhanenses estiveram a perder e conseguiram reviravolta no segundo tempo com golo muito contestado pelos minhotos em cima dos 90’