O Famalicão, segundo classificado da IIª Liga, foi a última “vítima” do Sp. Covilhã ao sair derrotado de um bem composto Santos Pinto, no domingo, por 2-0 na 26ª jornada do campeonato. Os comandados de Filó ascenderam ao sétimo lugar da geral, com 37 pontos, e somaram o décimo jogo sem perder.
Obrigados a não perder pontos para garantir a subida, os visitantes entraram fortes e com o bloco alto para tentar chegar cedo à vantagem e quase o conseguiram aos 2’, não fosse Mica a impedir Pathé de finalizar. Mas esta foi a única ocasião digna de registo dos nortenhos no primeiro tempo, enquanto os locais tudo fizeram para controlar o encontro, pelo que as jogadas de interesse escassearam. A melhor oportunidade de golo dos covilhanenses neste período pertenceu ao capitão Gilberto, que, em zona frontal, rematou forte para defesa de Defendi após toque de calcanhar de Kukula.
No segundo tempo o Covilhã surgiu mais assertivo e inaugurou o marcador aos 53’ numa jogada conduzida por Diego Medeiros. O extremo serviu Henrique Gomes e este cruzou para Mica, que, vindo de trás, inaugurou o marcador com um remate sem preparação. Em desvantagem, o Famalicão aumentou a pressão, mas foram os serranos que aumentaram a vantagem num contra-ataque finalizado por Gilberto com um “tiro” à entrada da área adversária aos 80’. A partida ficou sentenciada, já que os famalicenses não tiveram arte nem engenho para ultrapassar a defensiva covilhanense.
A derrota, a segunda consecutiva, atrasa o Famalicão na luta pelo título do segundo escalão do futebol nacional – está agora a 11 pontos do líder Paços de Ferreira – e coloca em risco a subida à Iª Liga. Com 48 pontos, a formação minhota, cujo treinador passou entretanto a ser Carlos Pinto, já só tem dois de vantagem sobre a Académica e três sobre o Estoril Praia. Já o Sp. Covilhã subiu para um tranquilo sétimo lugar e na próxima jornada, agendada para 31 de março, joga em Faro com o Farense, 14º classificado.
Sp. Covilhã soma e segue na IIª Liga
Serranos derrotaram o Famalicão, segundo classificado, por 2-0 perante 1.227 espetadores, uma das melhores assistências dos últimos anos