O Sporting da Covilhã foi punido com derrota administrativa por 3-0 e multa de 383 euros no jogo com a Oliveira do Hospital – que vencera por 3-2 – por utilização irregular do defesa Vasco Coelho.
A partida da sétima jornada da Liga 3 tinha sido disputada no passado dia 1 de outubro, tendo o referido jogador sido titular e feito mesmo os 90 minutos. Segundo o acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, o atleta teria de cumprir o castigo resultante da expulsão com o Amora, na jornada anterior, no jogo seguinte da Liga 3 e não na Taça de Portugal. Se não contestar a decisão tomada em processo sumário, o clube vai perder a liderança do campeonato com a retirada dos três pontos conseguidos na receção ao Oliveira do Hospital. Ainda não se sabe se os serranos vão recorrer da medida, mas, ouvidos no processo, os “leões da Serra” alegaram «confusão» com os regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que estabelecem que um vermelho direto na IIª Liga tem deve ser cumprido no jogo imediatamente a seguir. Por isso Vasco Coelho não jogou na Taça de Portugal em Évora e foi utilizado na Liga 3, cujo regulamento da Federação Portuguesa de Futebol estipula que o castigo decorrente de um vermelho direto é cumprido na competição onde é visto.
A pena foi conhecida pouco antes do jogo com a Académica, disputado na sexta-feira, no arranque da oitava jornada da Série B. A vitória por 2-0 confirmou o estatuto de favorito na Liga 3 dos covilhanenses, que sentenciaram a partida no segundo tempo. Aos 47’, D’avilla desviou para o ferro da baliza da “Briosa” um livre de Traquina. Foi o primeiro aviso dos visitantes, que assumiram o controlo do jogo mas só conseguiram abrir o ativo aos 70’, quando o recém-entrado João Vasco cabeceou para o primeiro golo, após cruzamento de Camargos. Os “leões da Serra” aumentaram a vantagem quatro minutos depois, na transformação de uma grande penalidade convertida por Pedro Casagrande, após falta dentro da área de Diogo Amaro sobre João Vasco.
A Académica esteve muito perto de marcar, aos 87’, mas Fausto Lourenço atirou para defesa de Igor Araújo. Foi então a vez da “Briosa” puxar dos galões e protagonizar várias jogadas para reduzir a desvantagem, mas faltou discernimento e pontaria aos “estudantes” até ao apito final. Contudo, a vitória em Coimbra ficou ensombrada pela decisão do Conselho de Disciplina, já que os comandados de Alex Costa, que somaram 17 pontos, deverão perder a liderança da Série B com a perda de três pontos e serem ultrapassados por Sporting B e Atlético, que têm ambos 15. A próxima jornada realiza-se dia 28, com o Covilhã a receber o Caldas, atual quarto classificado.