O Sp. Covilhã começou da melhor forma a 15ª participação consecutiva na IIª Liga ao vencer, no domingo, 1-0 na visita ao FC Porto B. Os serranos marcaram cedo e souberam aguentar a pressão portista tendo sido premiados com os três pontos.
Na primeira jornada do campeonato, Leonel Pontes estreou seis dos 14 reforços no “onze” inicial: Pedro Casagrande, Seydine N’diaye, Rúben Ferreira, Nuno Rodrigues, Gildo e Zé Tiago, mas foi o veterano Gilberto que marcou o primeiro golo da temporada oficial aos 4’. Num livre à entrada da área, o “capitão” tirou as medidas e atirou forte, o esférico desviou na barreira (Silvestre Varela) e no defesa Rui Monteiro e acabou por trair Francisco Meixedo, que nada pôde fazer. Em desvantagem, os “dragões” foram à procura do empate, que só não surgiu porque Jaime impediu o golo de Rui Moreira em cima da linha. A pressão dos locais intensificou-se com o desenrolar da partida, enquanto os serranos quebraram fisicamente e abdicaram do ataque. Numa das raras investidas dos covilhanenses na primeira parte, Zé Tiago desperdiçou o 2-0 em zona privilegiada.
Após o intervalo, o FC Porto B regressou com a “mira” apontada à baliza de Bruno Bolas. Logo no início do segundo tempo foi Samba Koné que rematou perto do poste e pouco depois Wendel cabeceou à trave. Logo a seguir, David Carmo desviou por cima ao segundo poste. Na resposta, o Covilhã protagonizou um contra-ataque rápido, com Diogo Rodrigues a servir Zé Tiago cujo remate saiu a rasar o poste depois de desviar num defesa. Os locais ainda tiveram duas oportunidades para marcar, ambas por David Carmo (ex-Braga), na sequência de cantos, mas faltou eficácia. Este sábado (11 horas), os comandados de Leonel Pontes recebem o Feirense.
_________________________________________________________________________
Ficha de jogo:
Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival
Árbitro: João Afonso (AF Bragança)
Árbitros assistentes: Leonel Ferreira e Rodrigo Roque
________________________________________________________________________
FC Porto B- 0
Francisco Meixedo; Rodrigo Pinheiro (Jesús Díaz, 83’), Zé Pedro, David Carmo, João Mendes (Martim Fernandes, 67’), Samba Koné, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Varela (Umaro Candé, 83’), Rui Monteiro (Sidnei Tavares, 67’) e Wendel Silva
Treinador: António Folha
Sp. Covilhã – 1
Bruno Bolas, Casagrande, Jaime, N’diaye, Tiago Moreira, Gilberto, Zé Tiago, Rúben Ferreira (Sergio Quintero, 87’), Gildo (Marsico, 71’), Nuno Rodrigues (Diogo Rodrigues, 71’) e Kukula (Cornélio, 82’)
Treinador: Leonel Pontes
________________________________________________________________________
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vasco Sousa (2’), Gilberto (7’), Tiago Moreira (67’) e Zé Tiago (83’).
Golos: Gilberto (4’)