A cidade algarvia de Albufeira voltou a receber a grande Festa Juvenil do Basquetebol Português, que este ano celebrou a 16ª edição.
Durante cinco dias, a região do Algarve foi invadida pelos “craques” de 21 Associações distritais do país (continente e ilhas). O Campeonato contou com cerca de 200 jogos agendados, que proporcionaram espetáculo, emoção e muito convívio, numa festa única onde o desporto, nomeadamente o basquetebol, voltou a ser o rei. Os jogos foram todos registados em boletim digital (INGAME) e com estatística oficial, podendo ser vistos em qualquer ponto do mundo.
Marcaram presença na Festa do Basquetebol cerca de 1500 agentes ligados à modalidade, desde atletas, técnicos, dirigentes e árbitros. É um evento de larga dimensão, não só pela vertente de competição, mas também por este evento desportivo ter uma forte componente social e solidária.
A Associação de Basquetebol da Guarda (ABG) foi representada na cidade algarvia por 48 jogadores, distribuídos por quatro seleções, com quatro selecionadores e respetivos adjuntos e dirigentes, seis árbitros, um enfermeiro, um chefe de comitiva e o diretor técnico regional. A comitiva da Guarda voltou a marcar presença com as quatro Seleções Regionais (Sub14 e Sub16, em masculinos e femininos), que já não se verificava desde o ano 2018.
Sobre o evento, o presidente da ABG, Tiago Nascimento, sublinhou que «esta Festa não é apenas um acontecimento desportivo é uma atividade de promoção do basquetebol em Portugal, que marca todos os jovens atletas no seu percurso desportivo, não só porque estão a competir contra os melhores, mas também por ser importante para consolidação dos valores cívicos que o Basquetebol promove. Isso é o mais bonito do desporto».
No campo da competição, a semana foi intensa com aprendizagem para todos os atletas. Foram realizados quatro jogos por cada escalão, bem disputados, onde os primeiros jogos foram decisivos para definir futuro na competição. No entanto, destacou-se a prestação da seleção regional Sub14 Masculinos, com um resultado brilhante, superando as classificações das Festas anteriores atingindo o 11º lugar, nunca alcançado na Festa do Basquetebol.
Na arbitragem, Fábio Alves, árbitro da ABG, apitou a final nacional dos Sub16 Femininos, que por consequência do empenho nesta tarefa nobre e tão necessária foi-lhe atribuído o prémio Árbitro Revelação da Festa.
O chefe da comitiva da ABG Eduardo Terras, explicou que «ao longo dos anos de participação, os jovens atletas criaram laços fortes entre si, que perduram muito tempo. É um momento muito importante, que ajuda no seu crescimento, tanto a nível social como enquanto atletas, permitindo uma vivência ampla de experiências».
Um agradecimento especial a todos os pais dos jovens atletas que têm sido incansáveis «A preparação para o evento requereu muito trabalho e dedicação da equipa técnica ao longo da época, contando sempre com o apoio incansável dos pais, sendo aspetos fundamentais para que fosse possível a preparação dos jovens atletas para competirem no Campeonato entre Seleções Regionais» admite o Diretor Técnico Regional da Guarda, Luís Silva.