Desporto

Seleção sub12 da Guarda alcança histórico sexto lugar na Festa Nacional do Minibasquete

Basquete
Escrito por Efigénia Marques

A seleção masculina sub12 da Guarda fez história na Festa Nacional do Minibasquete, que terminou no domingo em Paços de Ferreira após seis dias de competição. O torneio envolveu 500 atletas, masculinos e femininos, em representação de todas as associações distritais.
Comandados por Daniel Branquinho, os guardenses terminaram na sexta posição da geral, uma classificação nunca antes alcançada pelas seleções distritais de basquetebol, com quatro vitórias (frente a Coimbra por 48-41; Alentejo 46-15, Algarve 30-25 e Porto B 37-33) e três derrotas com Lisboa (40-52), Porto A (32-60) e Aveiro (37-54). A equipa foi constituída por Francisco Paulos, Gonçalo Carvalho, Afonso Antunes, Arslan Akhmedov, Bernando Gonçalves, Diogo Zorzetto, Duarte Pitt, João Martins, Juan Cruzado, Miguel Santos, Santiago Branquinho e Simão Mouta (todos do Guarda Up).
Em femininos, a participação foi mais modesta, já que a seleção perdeu todos os jogos disputados e terminou o torneio no 19º lugar. As representantes da Guarda foram Zoe Menghini (AD Manteigas), Alice Ferreira, Ana Rodrigues, Anais Amaral, Clara Jacinto, Joana Barbosa, Mafalda Vasconcelos, Maria Matos, Maria Senra, Raquel Silva e Rita Lopes (todas do Guarda Up) orientadas por Carlos Bernardo. A Guarda também esteve representada na arbitragem por Diogo Alves, Fábio Alves, Miguel Saraiva, Rafael Terras, Tatiana Alves e Tiago Capelo. A Associação de Basquetebol da Guarda mostrou-se «satisfeita com o desempenho das seleções regionais e com o empenho e compromisso dos selecionadores», considerando que estas equipas assumiram «um carácter de valorização nas últimas épocas desportivas, promovendo cada vez mais a qualidade, o desenvolvimento e a evolução contínua dos jovens atletas das diferentes gerações».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply