Desporto

Samuel Barata é o primeiro português a correr a meia maratona em menos de uma hora

Barata
Escrito por Efigénia Marques

Imparável, Samuel Barata pulverizou o recorde nacional da meia maratona no último domingo ao terminar a prova de Valência (Espanha) em 59mn40s, no 14º lugar da geral.
O atleta natural da Bouça, anexa das Cortes do Meio (Covilhã), é o primeiro português da história a baixar da marca da hora, retirando mais de um minuto ao anterior recorde nacional, que pertencia há mais de 25 anos a Luís Jesus (1h00mn56s, Kosice, em 1997). Samuel Barata, com 30 anos, passa a ser o quinto melhor europeu da história, atrás de Julien Wanders (59ms13s), Yemaneberhan Crippa (59mn26s), Mo Farah (59mn32s) e Carlos Mayo (59mn39s). No final, o fundista do Benfica disse ter realizado um «objetivo de carreira» que perseguia há muitos anos. «Houve momentos em que duvidei e outros em que percebi que estava mais perto, mas acreditei sempre e as coisas tornaram-se realidade esta manhã. Estou supersatisfeito. É uma sensação incrível. Na verdade, já tinha havido um português que baixou da hora, mas a marca não é válida. Foi António Pinto, que fez 59mn43s numa meia maratona de Lisboa em 1998. Ou seja, tecnicamente fui o segundo atleta a fazer isso, mas, a nível oficial, sou o primeiro. Sinceramente, não estava à espera de baixar da hora», declarou aos jornalistas.
A meia maratona de Valência foi ganha pelo queniano Kibiwott Kandie, que repetiu o triunfo do ano passado, com 57mn40s que são a quarta melhor marca da história. Fecharam o pódio Yomif Kejelcha (57mn41s) e Hagos Gebrhiwet (57mn41s), isto numa corrida em que 15 corredores terminaram abaixo da hora.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply