Desporto

Samuel Barata carimba “passaporte” para as Olimpíadas de Paris

Mw 860
Escrito por Efigénia Marques

O covilhanense Samuel Barata é o mais recente atleta português a assegurar os mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
No domingo, o benfiquista foi 22º da Maratona de Valência em 2h07m35s e carimbou o “passaporte” para a mítica corrida das próximas olimpíadas. «Estou supersatisfeito. É uma sensação muito boa. É a realização de um sonho de criança e a recompensa de muitos anos de trabalho», disse à agência Lusa Samuel Barata, de 30 anos. O atleta natural da Bouça, anexa das Cortes do Meio (Covilhã), adiantou que, em Valência, correu «mais rápido do que estava planeado, saindo forte, mas com boas sensações de que era possível correr próximo do recorde nacional». «O objetivo principal era alcançar os mínimos [02:08.10 horas], mas o recorde nacional era a cereja no topo do bolo. Até aos 30 quilómetros estava dentro do recorde, mas depois tive uma quebra, faz parte, não é fácil», declarou.
António Pinto continua a ser detentor do recorde nacional da maratona, em 2h06m36s, conseguido a 16 de abril de 2000, quando venceu pela terceira vez a Maratona de Londres. Atualmente, a comitiva portuguesa para os JO de Paris conta já com 23 elementos.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply