Desporto

Samuel Barata bate recorde nacional de Atletismo com 38 anos

Barata
Escrito por Efigénia Marques

O covilhanense Samuel Barata entrou para a história do atletismo nacional no domingo ao bater um recorde com 38 anos nos 10 mil metros que pertencia a Fernando Mamede.
O feito foi conseguido no Festival de Corrida de Brasov, na Roménia, onde o atleta do Benfica conseguiu a marca de 27m45s e melhorou em 26 segundos o tempo (18m11s) que o sportinguista obteve em Londres em 1985. Samuel Barata terminou a prova no sétimo lugar – foi o primeiro não queniano a cortar a meta, numa competição ganha por Weldon Lagat – e obteve a terceira melhor marca europeia do ano e a oitava melhor europeia de sempre. O corredor natural da Bouça (Cortes do Meio) fez também cair o recorde nacional dos 5 mil metros, com o tempo de 13m33s, batendo a melhor marca portuguesa, que pertencia a Paulo Guerra desde 1996.
No final da corrida, Samuel Barata sublinhou que o grande objetivo continua a ser a qualificação olímpica e dedicou este resultado ao seu ex-treinador, Pedro Rocha, falecido em 2021. «O professor foi e continua a ser muito importante na minha vida e todas as homenagens que lhe possa fazer ficarão sempre aquém daquilo que ele fez por mim não só enquanto atleta, mas também enquanto homem. Ele não foi só relevante para mim, mas para todo o atletismo nacional e para o meio fundo em particular», declarou. A próxima prova do benfiquista está agendada para 1 de outubro, nos Mundiais de estrada.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply