A recuperação do Sporting da Covilhã sofreu um contratempo no domingo com a derrota por 2-0 no terreno do Nacional. Os madeirenses conseguiram distanciar-se dos lugares de despromoção da IIª Liga, já os serranos, que terminaram o jogo reduzidos a nove elementos, marcaram passo no último lugar.
Os insulares entraram a dominar e protagonizaram a primeira situação de perigo aos 18’, com Pipe Gomez a encontrar Zé Manuel livre de marcação na grande área, que, de cabeça, obrigou Bruno Bolas a uma grande defesa para negar o golo. Os visitantes reagiram pouco depois com três grandes oportunidades. Primeiro, foi Jaime que cabeceou por cima e depois Shinga não conseguiu servir Aponza em dois lances que levavam selo de golo. Aos 34’, Fatai desperdiçou ao demorar muito tempo para rematar. A dominar, a estratégia do Covilhã sofreu um revés com a expulsão de Lucho Vega, aos 40’, por acumulação de amarelos. O intervalo chegou pouco depois sem mais incidências.
O Nacional regressou das cabinas embalado para aproveitar a superioridade numérica, mas, além de pecar na finalização, encontrou pela frente um adversário “fechado” na defesa. A resistência serrana durou até aos 82’, quando o defesa central Rafael Vieira inaugurou o marcador com um remate certeiro. Apesar da desvantagem, tanto no marcador como em campo, os comandados de Alex Costa não baixaram os braços e quase empataram num remate do recém-entrado Gildo que ainda tabelou na barra e na linha de jogo. Como quem não marca sofre, os madeirenses acabaram por fazer o segundo golo no primeiro minuto de compensação, quando, num contra-ataque, Dudu aproveitou a má abordagem de Ângelo Meneses à bola para assistir Bruno Gomes, que estabeleceu o resultado final.
O jogo não terminou sem nova expulsão no Covilhã, desta vez foi Kukula, que tinha entrado aos 88’ e viu dois amarelos em dez minutos. A derrota na Madeira atrasa o objetivo da manutenção dos “leões da Serra”, que não aproveitaram o facto do penúltimo Trofense ter perdido e este domingo recebem o Benfica B, 14º classificado.
___________________________________________________________________
Ficha de jogo:
Estádio da Madeira, no Funchal
Árbitro: José Bessa (AF Porto)
Árbitros assistentes: José Pereira e Filipe Fernandes
___________________________________________________________________
Nacional – 2
Rui Encarnação, João Aurélio (Rúben Macedo, 75’), Rafael Vieira, Paulo Vítor, André Sousa, Rúben Ramos, Zé Manuel (Jota, 88’), Carlos Daniel, Gustavo Silva (Bruno Gomes, 62’), Pipe Gómez (Witi, 62’) e Dudu
Treinador: Filipe Cândido
Sp. Covilhã – 0
Bruno Bolas, Ângelo Meneses, Jaime Simões (Kukula, 85’), Lucão, Gilberto (Gildo, 75’), Zimbabwe (Zé Tiago, 85’), Lucho Vega, Shinga, Nuno Rodrigues, Aponza (Casagrande, 46’) e Fatai
Treinador: Alex Costa
___________________________________________________________________
Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Lucho Vega (24’ e 41’), João Aurélio (72’), Rafael Vieira (77’), Witi (79’), Rúben Macedo (86’) e Kukula (88’ e 90’+3’). Cartão vermelho por acumulação a Lucho Vega (41’) e Kukula (90’+3’).
Golos: Rafael Vieira (82’), Bruno Gomes (90’+1’).