Desporto

Nacional e Europeu de motocross regressam a Fernão Joanes

Motocross
Escrito por Efigénia Marques

No fim de semana de 25 e 26 de maio o Crossódromo das Lajes recebe quarta etapa do campeonato português e a última e decisiva jornada da fase zonal do europeu

Tudo a postos em Fernão Joanes (Guarda) para receber mais uma etapa do Nacional e do Europeu de motocrosse. Os melhores pilotos portugueses têm encontro marcado no fim de semana de 25 e 26 de maio para a quarta de seis provas do campeonato luso nas classes MX1, MX2, MX125 Júnior e MX Veteranos. Decisiva vai ser a jornada de EMX65 e EMX85, já que será a última da fase zonal e vai apurar os 20 melhores pilotos de cada classe para as meias-finais do Europeu.
A dupla jornada foi apresentada na quinta-feira, no centro comercial La Vie Guarda, onde Carlos Cruz, presidente da direção da Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Fernão Joanes, revelou que este ano foram melhorados alguns setores da pista para «proporcionar mais espetáculo e com melhor qualidade». O dirigente sublinhou que a organização continua a merecer «a confiança» da Federação Internacional de Motocrosse (FIM) Europa. «Nos últimos anos temos vindo a ser considerados uma das melhores organizações da Europa nestas categorias», lembrou Carlos Cruz. O responsável garantiu ainda que, «ano após ano, temos patrocinadores novos, o mais difícil é o voluntariado porque somos uma associação sem fins lucrativos e para esta prova precisamos de cerca de 150 voluntários, o que tem sido mais difícil de conseguir nos últimos anos».
Este ano volta a haver “Convite Júnior”, que garante entrada livre no Crossódromo a todos os jovens com menos de 14 anos. «Em 2023, devido ao mau tempo, tivemos cerca de 1.500 espetadores. Este ano a expetativa é ter mais gente», sublinhou o presidente da ACR de Fernão Joanes, que organiza a competição com o apoio da autarquia, do IPDJ e de patrocinadores locais, como o La Vie. Por sua vez, Marco Santos, diretor técnico da prova, anunciou como principal mudança a antecipação dos treinos livres e cronometrados do Nacional da manhã de domingo para o final da tarde de sábado: «É uma regra imposta pela Federação, espero que não nos prejudique porque vai exigir que os pilotos tenham que estar em Fernão Joanes pelo meio-dia e não sei se será viável para todos», lamentou. A organização espera a participação de «60 a 70 pilotos» no Europeu e de «40 a 50» no Nacional. As mangas competitivas decorrem no domingo numa pista com 1.460 metros e cerca de 25 saltos.
Para Jorge Bico, presidente da Junta de Freguesia, Fernão Joanes está preparada para «bem receber toda a gente, como sempre». «É um evento que traz bastantes benefícios económicos para a freguesia e para a cidade através do turismo e da promoção da nossa região. Com estas provas colocamos Fernão Joanes e a Guarda no mapa internacional do motocrosse», declarou Jorge Bico. A 6 de julho o Crossódromo das Lajes recebe, pelo terceiro ano consecutivo, uma prova do Nacional de Supercrosse.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply