Continua irregular a campanha do Guarda FC no Campeonato de Portugal. No domingo, os guardenses perderam pela margem mínima, em Gondomar, na sexta jornada da Série B e foram alcançados pela formação nortenha classificação.
O encontro ficou marcado pela chuva intensa que caiu e prejudicou as movimentações das equipas, que chegaram ao intervalo sem grandes oportunidades de golo. Muito disputada a meio-campo, a partida ganhou alguma vivacidade no segundo tempo, quando o Gondomar ganhou ascendente e pressionou o último reduto do Guarda FC, que soube travar as investidas do adversário. Os nortenhos acabaram por marcar aos 71’, por Vasco Pereira, o que obrigou os visitantes a reagir, mas faltou sempre discernimento no momento da finalização. Aos 93’, os guardenses passaram a jogar em superioridade numérica devido à expulsão de Caló, por acumulação de amarelos, mas não conseguiram tirar proveito dessa vantagem dada a organização defensiva da formação da casa, que soube preservar a escassa vantagem até ao apito final.
Com este resultado, o Guarda FC desceu para a 10ª posição, com 6 pontos, em igualdade pontual com o Gondomar, agora no 9º lugar. No entanto, a classificação dos comandados de Ricardo Barão está condicionada pelos acertos de calendário das equipas posicionadas no fundo da tabela, uma vez que Marítimo B, Sp. Coimbrões e Régua têm um jogo a menos, enquanto o Machico tem duas partidas em atraso. A próxima jornada está agendada para 27 de outubro, com os guardenses a receberem o União de Lamas, atual quinto classificado da Série B.