Desporto

Guarda Desportiva é o novo campeão distrital de futebol

Futeboli
Escrito por Efigénia Marques

Clube da cidade mais alta conquistou título na penúltima jornada do campeonato da Iª Divisão da AF Guarda

O Guarda Desportiva sagrou-se campeão distrital de futebol no último domingo após vencer o Guarda FC (5º classificado) por 2-0 na penúltima jornada do campeonato da Iª Divisão.
O estádio municipal recebeu o dérbi da cidade mais alta, que teve oportunidades para ambas as equipas, mas em que o líder da prova acabou por levar a melhor. Os golos só surgiram no segundo tempo, com um autogolo de David Janela a colocar o Guarda Desportiva em vantagem. Os comandados de Ricardo Araújo aumentaram a contagem por Guilherme, na conversão de um penálti, e festejaram o título a uma jornada do fim. «Sabíamos da dificuldade que íamos enfrentar, dos problemas deixados na última gestão do clube, mas com sabedoria, competência e a direção de Deus, conseguimos», disse Tiago Laurindo, presidente do clube campeão, que apela à cidade e ao distrito para apoiar o clube no Campeonato de Portugal. «O nosso objetivo é que possa existir um movimento de apoio, em que todos os adeptos, a cidade e o distrito possam fazer parte deste clube e ajudar esta região a ser mais forte em Portugal», desafiou.
Já o técnico Ricardo Araújo sublinhou que foi uma conquista difícil: «A primeira parte foi muito equilibrada, não tivemos grandes chances de fazer o golo, mas na segunda parte disse-lhes para mudar a atitude dentro do campo e não desistir a cada bola. E foi o que aconteceu. O primeiro golo foi uma infelicidade do defesa deles e o segundo saiu de um penálti claro. Graças a Deus, estou muito feliz, foram anos difíceis na Guarda, mas é gratificante chegar agora e sermos campeões», disse. Na hora do título, o treinador fez questão de realçar a dificuldade que tem sido a vida na Guarda, pois sente que não foram bem recebidos. E exemplificou com o facto do Guarda FC – a equipa visitada – não ter permitido a transmissão online do jogo. «As pessoas olham para nós com outros olhos, acham que estamos aqui para roubar o lugar de alguém, que viemos para fazer coisas erradas e o nosso objetivo é trabalhar, mostrar que temos potencial, que estamos no futebol há algum tempo e fazemos de tudo para dar certo. Eu fico chateado com a forma como as pessoas nos atacaram e atacam, até mesmo neste jogo, que não deixaram transmitir na página da Guarda. Só que se esquecem que os pais destes atletas estão longe», desabafou Ricardo Araújo.
Com 70 pontos, o Guarda Desportiva vai defrontar o Vila Cortês, segundo classificado (63) no fecho do campeonato, no próximo domingo. Na penúltima jornada, a equipa do Vale do Mondego empatou 1-1 na receção ao Trancoso (4º classificado), o Fornos de Algodres (3º) foi ganhar 2-1 ao Soito (13º) e o Foz Côa (6º) recebeu e venceu o Pinhelenses (12º) por 2-0. Nos restantes jogos, o Estrela de Almeida (8º) ganhou 3-2 em casa ao Freixo de Numão (14º), o Sp. Sabugal (10º) goleou o Casal de Cinza (15º) por 4-0 e o Aguiar da Beira (9º) foi empatar sem golos a Vila Franca das Naves (11º). Folgou o Sp. Celoricense (7º). Soito, Freixo de Numão e Casal de Cinza foram despromovidos à IIª Divisão, enquanto o Desportivo de Gouveia, que disputou o Campeonato de Portugal, regressa ao Distrital.

 

Catarina Reino

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply