O Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela vai decorrer de 22 a 25 de maio, de acordo com o calendário das provas nacionais de ciclismo de estrada para 2025 validado pela União Ciclista Internacional (UCI).
A competição organizada pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) subiu de nível, sendo no próximo ano de categoria 2.1 – era 2.2. Será a mesma da Volta a Portugal, cuja 86ª edição vai para a estrada entre 30 de julho e 10 de agosto. Recorde-se que o GP das Beiras e Serra da Estrela de 2024 recebeu nota máxima da UCI. Com esta promoção, a prova vai poder contar em 2025 com a participação de equipas de elite do ciclismo mundial. Para Rui Ventura, presidente da AMCB, «este reconhecimento da UCI é uma prova de que o caminho que traçámos para promover o nosso território em conjunto com os 16 municípios que compõem a AMCB está a dar frutos. É um incentivo para continuarmos a apostar numa estratégia de promoção territorial que alia desporto de alto nível e valorização da cultura e paisagens locais.
Estamos a colocar a Cova da Beira no mapa internacional do ciclismo». Em 2025 haverá dez provas do calendário UCI no nosso país, com destaque para as corridas de categoria Pro Figueira Champions Classic (1.Pro, a 16 de fevereiro) e a Volta ao Algarve (2.Pro, de 19 a 23 de fevereiro).