Depois da época de estreia num projeto «diferenciado e ambicioso», Francisco Moreira, ciclista do Grupo BTT de Manteigas, apresentou-se para 2025 com novas ambições.
Na última temporada, o manteiguense apostou num projeto individual que o levou a competir em provas internacionais com os melhores especialistas de BTT e de Gravel. O ciclista diz que foi «um desafio enorme, com um calendário preenchido e, graças aos apoios que foram conseguidos a nível local, foi possível obter resultados positivos». Sendo um dos dois únicos atletas do país com um projeto semelhante, «a próxima época avizinha-se com novos desafios, até porque as modalidades vão evoluindo e o nível competitivo também», refere Francisco Moreira, que destaca as corridas por etapas e de Gravel.
Na nova temporada, Francisco Moreira irá apostar no «reforço da competição a nível nacional e também além-fronteiras, num conjunto de provas que também envolvem novos parceiros». Para além disso, existe um conjunto de ações inéditas e que envolvem diferentes instituições, como por exemplo o Clube Escape Livre. Trata-se de uma prova de cariz solidário com uma distância de 2.300 quilómetros a percorrer em seis dias, numa espécie de “Portugal de lés a lés” em bicicleta. A iniciativa vai servir de «sensibilização para a segurança rodoviária e o dinheiro angariado em “crowdfunding” será atribuído a uma instituição do distrito», adianta o atleta.
Quanto à preparação para a nova época, Francisco Moreira refere que, «apesar do Inverno rigoroso da nossa região, consegui treinar bem e espero começar a mostrar todo o trabalho que fiz nos últimos meses». O ciclista salienta ainda que conseguiu novos patrocinadores, nomeadamente a Trek, líder mundial de bicicletas de competição, com o apoio da loja de ciclismo GarBike, na Guarda. A apresentação pública da nova época decorreu no sábado, na sede do Grupo de BTT de Manteigas, no Parque da Várzea. Francisco Moreira entra em competição este fim de semana, em Espanha.