Não faltaram surpresas nos oitavos de final da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda (AFG), disputados no domingo, com as equipas do escalão secundário a serem protagonistas.
Desde logo o Paços da Serra (na foto), que eliminou o Guarda FC, líder da Iª Divisão, pela margem mínima. Também o Figueirense, que comanda a IIª Divisão, aproveitou o fator casa para afastar o Sporting da Mêda ao ganhar 3-2, enquanto o Sp. Vilar Formoso, segundo classificado da IIª Divisão, derrotou em casa o primodivisionário Vilanovenses por 2-1. Já o Casal de Cinza recebeu e ultrapassou o Manteigas no desempate por grandes penalidades (4-2) após o 4-4 registado no final do tempo regulamentar. Por último, no único jogo entre equipas da IIª Divisão, o Sp. Gonçalense eliminou o Gouveia B, também nos penáltis (4-2), depois da igualdade a uma bola no final do tempo regulamentar. Os restantes jogos opuseram clubes da Iª Divisão, com o Sp. Sabugal a derrotar o São Romão por 3-1, o Vila Franca das Naves a ganhar 4-3 em Celorico da Beira e o Foz Côa a vencer 3-2 na receção ao Aguiar da Beira.
Os quartos de final estão agendados para 25 de fevereiro e vão envolver cinco equipas da IIª Divisão (Paços da Serra, Figueirense, Vilar Formoso, Casal de Cinza e Gonçalense) e três da Iª (Sabugal, Vila Franca e Foz Côa). Os campeonatos regressam no domingo, realizando-se a 16ª jornada do campeonato principal da AFG com as partidas São Romão-Guarda FC, Vila Cortês-Vilanovenses, Foz Côa-Aguiar da Beira, Vila Franca-Fornos, Sabugal-Trancoso e Celoricense-Manteigas. O Mêda já tinha goleado (4-1) o Freixo de Numão em jogo antecipado. Na IIª Divisão terá lugar a 12ª jornada com os jogos Figueirense-Guarda Unida, Nespereira-Soito, Casal de Cinza-Gouveia B e Paços da Serra-Vilar Formoso. Folga o Gonçalense.