A seleção da Guarda foi eliminada da Taça das Regiões mas deixou muito boa imagem – como há muito não se via – na fase zonal disputada no fim de semana em Celorico da Beira e Vila Cortês do Mondego (Guarda), ganha pela equipa da AF de Viseu.
Com uma vitória e duas derrotas, nove golos marcados e 11 sofridos em três jogos, os comandados de Márcio Silva terminaram o grupo na terceira posição atrás de Viseu e do Porto. Na primeira jornada, realizada na sexta-feira, os guardenses venderam cara a derrota frente aos viseenses por 4-3 com golos de Fábio Pina, João Cabral e Bruno Aguiar. No sábado, o adversário era o favorito do grupo, com o Porto a vencer por 5-2 (golos Rui Domingues e Bruno Aguiar). O torneio de apuramento terminou no domingo com uma merecida vitória da seleção da Guarda (4-2) contra Aveiro (golos de João Cabral e Fábio Pina, que bisaram).
A fase final nacional vai decorrer de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024, envolvendo as seis seleções distritais apuradas nas provas zonais, entre elas Castelo Branco. O vencedor segue para a final europeia da Taça das Regiões da UEFA, uma prova exclusivamente dedicada a futebolistas amadores. A AF Guarda foi representada pelo guarda-redes veterano Valter Luís (que se despediu após 30 anos ao serviço da seleção distrital), Rui e Diogo Domingues, Mauro Costa, Cristiano Ferreira e Alessandro Santos (todos do Foz Côa); Miguel Hortelão e Rúben Gomes (Vilanovenses); André Jesus (Vila Cortês); Marco André e Guilherme Pereira (Sp. Sabugal); Fábio Pina e Marco Marques (Figueirense); João Ferreira, Dinis Lopes, Bruno Morgado e Miguel Vieira (todos do Sp. Mêda); Pedro Amaral, João Cabral e Sumaila Adams (Sp. Celoricense); Marcelo Soares, Valdemar Vilaverde e Bruno Santos (Guarda FC); o guarda-redes Rafael Santos e Helder Marques (S. Romão).