Desporto

Ac. Viseu atrasa Sp. Covilhã na luta pela manutenção

Sp. Covilhã
Escrito por Efigénia Marques

O objetivo da manutenção do Sporting da Covilhã sofreu mais um contratempo com a derrota pela margem mínima em Viseu, na 25ª jornada da IIª Liga. Numa partida decidida num penálti, os visitantes foram mais acutilantes que o Académico, que ainda não perdeu a esperança de alcançar um lugar de subida e travou a subida dos serranos na classificação.
O Covilhã entrou a todo o gás na partida, com Fatai sempre muito ativo palas alas, e foi a primeira equipa a criar uma oportunidade de golo, mas o remate de Aponza, aos 9’, saiu muito por cima da baliza viseense. Os locais reagiram aos 18’, num cabeceamento cortado em cima da linha por um defesa covilhanense na sequência de um canto. Apesar do susto, o domínio era do Covilhã, que voltou a ameaçar o último reduto do Académico em várias ocasiões, mas sem consequências. Aos 45’+1’ aconteceu o lance decisivo, com André Clóvis a ser derrubado na área por Ângelo Menezes e Artur Soares Dias a apontar para a marca da grande penalidade. O melhor marcador da IIª Liga não desperdiçou e marcou o 20º golo no campeonato.
Na segunda parte, os comandados de Alex Costa surgiram mais pressionantes e apostados no ataque, na procura do golo do empate. Já o Académico de Viseu deu a iniciativa de jogo ao adversário e defendeu como eficácia os caminhos até à baliza de Domen Gril. Aos 63’, Fatai ganhou na esquerda a Arthur Chaves, cruzou e Nuno Rodrigues, de baliza aberta, atirou para fora, naquela que foi a grande oportunidade para os serranos reporem a igualdade no marcador.
Até ao apito final prevaleceu a eficácia defensiva dos comandados de Jorge Costa. A segunda derrota nos três últimos jogos complica a tarefa da permanência dos covilhanenses, que continuam no penúltimo lugar do campeonato, em zona de despromoção direta, com 21 pontos. A nove jornadas do fim da prova, os comandados de Alex Costa estão a dois pontos do lugar de acesso ao “playoff” de manutenção, atualmente ocupado pelo BSAD. O campeonato faz uma pausa devido aos compromissos da seleção e regressa a 2 de abril, dia em que o Covilhã recebe o Estrela da Amadora, segundo classificado.

__________________________________________________________________

Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu

Ac. de Viseu -1

Domen Gril, Bandeira, André Almeida, Arthur Chaves, Milioransa, Messeguem (Nduwarugira, 41’), Toro (Capela, 64’), Famana Quizera (Paná, 64’), Ott, Rodrigo Pereira (Daniel Labila, 64’) e André Clóvis (Luisinho, 90’+3’
Treinador: Jorge Costa

Sp. Covilhã -0

Bruno Bolas, Ângelo, Jaime (Kukula, 80’), Lucão, Traquina (Zé Tiago, 68’), Gilberto, Nuno Rodrigues (Gildo, 68’), Lucho, Shinga (Jorginho, 80’), Aponza e Fatai
Treinador: Alex Costa

___________________________________________________________________

Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Famana Quizera (36’), Ângelo (45’+1’), Milioransa (74’), Capela (78’) e Arthur Chaves (88’).

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)
Árbitros assistentes: Paulo Soares e Pedro Ribeiro

___________________________________________________________________

Golos: André Clóvis (45’+1’, g. p.)

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply