Já foi divulgada a lista dos equipamentos credenciados para a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), de acordo com a homologação da ministra da Cultura, Graça Fonseca.
Dela fazem parte o Teatro Municipal da Guarda (TMG), o Teatro Cine de Gouveia, a Casa Municipal da Cultura de Seia e A Moagem, no Fundão. No total, a rede conta com 81 teatros, cineteatros e equipamentos culturais do país que já podem candidatar-se à linha de apoio à programação da RTCP, com uma dotação de 24 milhões de euros. Segundo a Direção-Geral das Artes (DGA), esta linha de apoio plurianual vigora até 2025 disponibilizando seis milhões de euros anuais para o efeito, sendo que os montantes para cada candidato variam entre os 50.000 euros e 200.000 euros, consoante o cumprimento de determinados requisitos, divulgados a 8 de outubro.
De acordo com a DGA, esta rede destina-se a promover a cooperação entre os equipamentos credenciados e a incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional e o aumento de coproduções entre entidades, permitindo «atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal». A RTCP contribuirá também para a valorização e qualificação de recursos humanos especializados. Houve 89 entidades que submeteram os pedidos de credenciação junto da tutela.