Cultura

Teatro Municipal da Covilhã adere à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Escrito por Luís Martins

O Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) é o novo parceiro da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. A integração foi formalizada a 26 de julho, por despacho assinado pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Para a autarquia, integrar esta rede nacional é «uma profunda mais-valia», uma vez que permite ao TMC~ candidatar-se ao programa de apoio e a outras ações de formação que são desenvolvidas no âmbito da rede, «o que garantirá uma programação de elevadíssima qualidade, posicionando este equipamento cultural a nível regional e nacional». Regina Gouveia, vereadora da Cultura na Câmara da Covilhã, «a integração na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses é particularmente importante para que a Covilhã e o TMC~ continuem a desenvolver e a consolidar uma política cultural que corresponda cada vez mais aos interesses e expectativas de diferentes públicos».

O município covilhanense revela que, na informação enviada à Câmara, a Direção-Geral das Artes (DGArtes) manifestou «o seu apreço pela credenciação do Teatro Municipal da Covilhã». A decisão surge sete meses depois do Teatro Municipal da Guarda (TMG) ter saído da rede com a autarquia a invocar falta de condições financeiras para assumir o compromisso com a DGArtes. Na altura, o município guardense tinha assegurado um financiamento de 800 mil euros para a programação do TMG. Atualmente, a Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses conta com 88 equipamentos culturais. Na região aderiram ao projeto o Teatro Cine de Gouveia, a Casa Municipal da Cultura de Seia e A Moagem, no Fundão.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply