A peça “Quem se chama José Saramago” tem estreia nacional marcada para a próxima terça-feira (21h30) no auditório do Teatro das Beiras, na Covilhã.
Trata-se de uma produção do Karlik danza-teatro com direção de Cristina D. Silveira e integra as comemorações do centenário do Prémio Nobel da Literatura (1922-2022), com o apoio do Fundação José Saramago. a dramaturgia centra-se na vida e obra do romancista, fazendo referência a várias das suas obras, nomeadamente “Levantado do Chão”, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, “Ensaio sobre a cegueira”, entre outras, e terá uma forte componente multidisciplinar, explorando as linguagens do teatro, da dança, da música e do vídeo.
“Quem se chama José Saramago” é «uma meditação sobre o erro, uma visão sossegada do universo do escritor português em que se confrontam as diferentes fases da sua vida com os livros que as prepararam ou que foram sua consequência», adianta a produção, referindo que o espetáculo é bilingue (português e espanhol) e vai permanecer em cena na Covilhã até 9 de outubro. A interpretação está a cargo de Jorge Barrantes, Sílvia Morais, Elena Rocha e Tiago Moreira. Entretanto, esta quinta-feira (21h30) o Teatro das Beiras recebe o Teatro do Noroeste-CDV e a sua última produção “Noites de Caxias”, com texto e encenação de Ricardo Simões e interpretação de Ana Perfeito, a partir do romance “As Longas Noites de Caxias”, de Ana Cristina Silva (2019).