O Fatela Sónica está de regresso de sexta a domingo para a quarta edição. O festival dedicado à música punk decorre no salão de festas do “Anjo da Guarda”, naquela localidade do concelho do Fundão.
A organização é da associação Vozes do Côa, com o apoio do município do Fundão e da freguesia da Fatela. Esta é a edição mais internacional de sempre e nos três dias vão passar pelo palco os franceses Abolition, Alexx Ritone, Kapo Blood, e Rancoeur; os espanhóis Brutal Siegers, Inn Oppiah!, Neallta Fola e Iskanbila; os italianos Klasse Kriminale; os suíços Raufhandel; os irlandeses Sympos; os mexicanos Cariño Muerto; os equatorianos Daga; os sérvios Sikk e os portugueses Mata-Ratos, Cabeça de Martelo, Dr. Frankstein, Revolution Within, The Fags ou The Pages. O Fatela Sónica quer ser uma «festa fora do rebanho» e assume-se como «verdadeiro ajuntamento de almas intrépidas, desalinhadas e combativas». A Vozes do Côa, onde prontifica Miguel Newton, vocalista da banda Mata-Ratos, que passou a residir na Fatela, acrescenta que o festival é feito «por músicos, para músicos e para os amantes da música e das artes», e não tem fins lucrativos.
Além da música, haverá projeção de cinema, dois filmes mudos musicados ao vivo, uma exposição do ilustrador e designer gráfico Daniel Alves, bancas para recolha de alimentos para a Associação Animais de Ninguém, outra para a recolha de donativos para a aquisição e reparação de instrumentos musicais do grupo de bombos local Os Fatelenses e gastronomia. O bilhete para os concertos de sexta e sábado custa 30 euros, já o acesso ao recinto envolvente é gratuito.