O “Ice Merchants”, terceiro filme de João Gonzalez, que tem produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido, esteve nomeado na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação de onde saiu vencedor do Óscar o filme “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”, de Charlie Mackesy e Matthew Freud.
Na 95.ª edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos o filme “Tudo ao Mesmo Tempo em Todo o Lado” foi o grande vencedor, levando sete Óscares: o Óscar de Melhor Filme, de Melhor Realização, de Melhor Atriz, de Melhor Ator Secundário e de Melhor Atriz Secundária, Melhor Argumento Original e Melhor Montagem. A obra cinematográfica de Daniel Kwan e Daniel Scheinert estava nomeado em 11 categorias.
Brendan Fraser (“A Baleia”) foi o vencedor do Óscar de Melhor Ator, “Naatu Naatu” de Kala Bhairava, M. M. Keeravani, Rahul Sipligunj por “RRR” venceu a Melhor Canção Original, “Top Gun: Maverick” foi considerado o Melhor Som. ” A Voz das Mulheres” venceu o Óscar de Melhor Argumento Original, “Avatar: O Caminho da Água” vence na categoria Melhores Efeitos Visuais. “A Oeste Nada de Novo” foi vencedor do Óscar de Melhor Banda Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Filme Internacional e Melhor Fotografia. O “The Elephant Whispereres” ganhou na categoria de Melhor Curta-Metragem Documental, “Pinóquio de Guillermo del Toro” levou o Óscar de Filme de Animação. O “Navalny” é o Melhor Documentário e o “An Irish Goodbye” venceu a Melhor Curta-Metragem de Imagem Real.
“A Baleia” e “Black Panther: Wakanda para Sempre” venceram o Melhor Maquilhagem e Cabelos e Melhor Guarda Roupa, respetivamente.