O filme “Paathkatha”, de Nishtha Jain, é o grande vencedor do “Grande Prémio Ambiente” do CineEco 2023, que decorreu em Seia entre os dias 5 e 13 de outubro. É um documentário indiano “que aborda a indústria da juta na qual milhões de pessoas em Bengala ganhavam a vida neste trabalho laborioso no seu apogeu, e pouco mudou desde a revolução industrial. O apoio estatal manteve viva esta alternativa sustentável ao plástico, mas o futuro afigura-se sombrio”, descreve a organização do evento.
O Prémio Curta e Média Metragem Internacional foi entregue a “68.415″, de Antonella Sabatino e Stefano Blasi. “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, conquistou o Prémio Camacho Costa.
O Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa foi atribuído a “Esta É Uma História Sobre Água”, de Kathleen Harris e Samuel Viana, uma obra que explora os impactos da agricultura industrial e de um clima em mudança numa comunidade rural. “Fire Resistant”, de André Rodrigues, recebeu o Prémio Panorama Regional, um documentário que mostra histórias de resistência e renascimento após os incêndios florestais. Destaque ainda para o Prémio da Juventude Longa-Metragem Internacional, entregue ao filme “Le Règne Animal”.
Segundo a organização, durante a 29ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, passaram pelas salas do festival mais de 3.500 espectadores.