Cultura

Moonspell esgotam grande auditório do TMG

Moonspell
Escrito por Sofia Pereira

Banda portuguesa de “heavy metal” atua na Guarda pela primeira vez mas em versão acústica

Os Moonspell vêm ao Teatro Municipal da Guarda (TMG) pela primeira vez este sábado (21h30) para um concerto que já está esgotado há várias semanas. O espetáculo faz parte da digressão nacional “Soombra”, em que a banda portuguesa se apresenta numa versão acústica e mais intimista.
«É um exercício de simplicidade, que permite ao ouvinte contactar com a autenticidade melódica de um tema e facilita a viagem ao âmago da canção, ao interior mais puro e despido de convencionalidades», adianta a produção. Tudo começou em 1989, na Amadora, com os inexperientes Morbid God, o projeto precursor dos Moonspell, que vêm a luz do dia em 1992. Trinta e cinco anos depois, a banda conquistou uma enorme notoriedade internacional e nacional, sendo formada atualmente por Fernando Ribeiro (voz), Pedro Paixão (teclista), Ricardo Amorim (guitarrista), Aires Pereira (baixista) e Hugo Ribeiro (baterista). A estes cinco músicos vão juntar-se no concerto do TMG o trio de cordas Magnetic Strings e duas cantoras para «abrilhantar uma noite onde não só se ouvirá a pureza acústica da música deste ensemble reunido para o efeito, mas também se contarão várias histórias da carreira da banda», acrescenta a produção.
Mas há mais propostas para os próximos dias no TMG, como a peça “Cartas d’Abril” no pequeno auditório esta sexta-feira (21h30). Trata-se de uma criação baseada em «testemunhos e documentos produzidos nos 50 anos após o 25
de Abril, durante três períodos de residência artística em Gonçalo,
Joane e Guimarães, que convoca a pensar o futuro e refletir sobre as
portas que Abril abriu», adianta o TMG. O texto, direção e interpretação são de Simão Barros. Entretanto até 30 de março está patente na galeria de arte a exposição “As memórias dos outros”, que pretende ser um «manifesto sobre o património individual e coletivo da memória, baseado em oito coleções de diapositivos compradas na internet». O projeto abraça as artes visuais, plásticas e a música com o objetivo de procurar «os proprietários dessas memórias das décadas de 50 a 80». Entre os artistas convidados para preparar esta mostra estão Adriana Ribeiro, Ana Couto, André Neto, Desy CXXIII, Inês Costa, Inês Mendes, Mariana Lisboa e The Animal Lab.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply