Cultura

Joaquim Martins Igreja publica “Contos da Flor e do Fruto”

Igreja
Escrito por Efigénia Marques

“Contos da Flor e do Fruto” é a primeira experiência de ficção de Joaquim Martins Igreja, professor da Secundária Afonso de Albuquerque e antigo colaborador de O INTERIOR.
O livro de contos é editado pela Âncora Editora e será lançado no próximo dia 18 deste mês na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda. A apresentação está a cargo de Maria João Pinto, médica neurologista e ex-aluna da Afonso de Albuquerque, e de António José Dias de Almeida, professor aposentado do liceu guardense. Nesta obra, Joaquim Martins Igreja aventura-se na narrativa de 33 pequenos episódios inspirados na sua aldeia (Castanheira), na Guarda, na região da Beira «e sobretudo nas pessoas, porque estas histórias fazem o retrato da paisagem humana beirã em movimento e conflito, das silhuetas e sombras com que o autor se foi cruzando ao longo da vida, no café, na escola, na rua», adianta o autor.
Professor desde 1979, Joaquim Martins Igreja foi coordenador cultural da delegação da Guarda do Inatel e desenvolveu, a partir de 1992, o projeto “Expressão”, de jornalismo escolar na Secundária Afonso de Albuquerque, onde trabalha desde 1984. Na coleção “Fio da Memória”, da Câmara da Guarda, publicou o opúsculo “Os enchidos da Castanheira” (2003) e coordenou a edição do livro “Esc. Sec. Afonso de Albuquerque – 50 anos na Mata Municipal” (2020).

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply