O romancista João Morgado vai estar no Brasil para o lançamento do seu mais recente livro, “Cabral – O Desconhecido”. O périplo começa na sexta-feira e prolonga-se até 7 de abril, com sessões previstas para o Rio de Janeiro, Macaé, São Paulo, Porto Alegre, Canoas e Florianópolis.
O autor covilhanense terá ainda uma passagem por Montevideu e Punta del Este, no vizinho Uruguai. A obra em destaque é uma edição brasileira do original “Vera Cruz”, que recebeu a Medalha do Mérito Literário da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, em 2017. “Cabral” é um romance biográfico que mergulha na vida do navegador que oficializou as terras do atual Brasil para a coroa portuguesa.
O livro é resultado de uma extensa pesquisa sobre o descobridor e apresenta aspetos pouco conhecidos da vida do navegador, como a sua rivalidade com Vasco da Gama, as suas batalhas nos desertos de África, a liderança e humanismo em Terras de Vera Cruz em contraste com o seu perfil bélico que levou à destruição de uma cidade nas Índias, e ainda o arrependimento dos feitos ao virar as costas ao rei. O roteiro brasileiro de João Morgado começa na Biblioteca da Marinha do Rio de Janeiro esta sexta-feira para ser empossado como membro da Academia Luso-Brasileira de Letras.