Cultura

Já começou a primeira edição da “Caravana Literária – Festa da Literatura e do Pensamento”

Escrito por Catarina Reino

A primeira edição da “Caravana Literária – Festa da Literatura e do Pensamento” arrancou na manhã desta sexta-feira na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda. A iniciativa insere-se na candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 e tem o objetivo de homenagear, anualmente, um autor que tenha ligação aos concelhos que integram essa mesma candidatura. Nesta primeira edição a homenagem recai sobre Eduardo Lourenço (1923-2020), filósofo e ensaísta natural de São Pedro do Rio Seco (Almeida).

A cerimónia de abertura do evento, contou com a presença dos dois presidentes e um vice-presidente das Câmaras responsáveis pelo evento: Guarda, Almeida e Vila Nova de Foz Côa. Carlos Chaves Monteiro, presidente da Câmara da Guarda referiu que «temos de facto aqui um bom caminho por seguir tendo como referência principal o professor Eduardo Lourenço, que tanto nos orgulha e, esteja onde estiver, estará sempre presente no nosso espírito e na visão coletiva deste povo». Também António Machado, presidente da Câmara de Almeida disse que «é uma homenagem muito importante, aquela que é feita aqui a Eduardo Lourenço», ele que é um homem nascido em São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida. O vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa, sublinhou «que a cultura, aliada ao turismo e à economia, é uma questão fundamental para a sobrevivência destas gentes do interior».

Jorge Augusto Maximino, responsável pela conceção e programação desta edição da Caravana Literária, explicou que «o programa está muito centrado na poesia, pelo facto de Eduardo Lourenço ter estado ligado à reflexão daquilo que era a poesia e os seus poetas».

Neste primeiro momento do evento foi ainda inaugurada, à entrada da BMEL, uma placa que assinala esta primeira edição do evento, cuja mensagem escrita é da autoria de Eduardo Lourenço: “A Arte interroga-nos, põem-nos em causa, diz-nos quem somos”.

Ao longo destes três dias de evento vão ser protagonizados momentos por poetas, pensadores e escritores, em colaboração com músicos e atores. Este primeiro dia termina com uma atuação de Sérgio Godinho no Teatro Municipal da Guarda, no sábado a Caravana vai estar em Almeida e no domingo segue para Vila Nova de Foz Côa, onde culminará esta edição.

Sobre o autor

Catarina Reino

Leave a Reply