Cultura

Guarda vai ter Centro de Arte e Natureza

Escrito por Jornal O INTERIOR

A Câmara da Guarda vai criar um Centro de Arte e Natureza (CAN), no âmbito de uma parceria com a Associação Luzlinar e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A iniciativa faz parte do projeto ARS – Estrutura de investigação em Arte e Ciência, que integra a candidatura da Guarda a Capital europeia da Cultura em 2027.
Segundo o município, o centro surge «da necessidade de compreender as múltiplas relações entre o individuo e a natureza, integrando diferentes áreas do conhecimento, de valorizar as ligações da Cultura-Património com a criatividade, no seu entrosamento com as práticas contemporâneas». Focado no binómio arte e ecologia, o CAN terá como domínios de ação a investigação, a cultura e a aprendizagem, desenvolvendo e acolhendo pós-graduações, mestrados, doutoramentos, bem como projetos transdisciplinares de pesquisa e seminários de investigação, exposições, performances, projeções cinematográficas, residências, entre outras atividades.
O centro ficará sediado na Guarda e terá inicialmente cinco unidades de investigação nos concelhos do Fundão, Belmonte, Guarda, Celorico da Beira e Trancoso. Futuramente, o objetivo é alargar a iniciativa às comunidades autónomas de Castilla y León e Extremadura, e às cidades espanholas que vão integrar a candidatura “Guarda 2027”. Entretanto, da rede de investigação do CAN já fazem parte diversas instituições de ensino superior, associações congéneres e ONG nacionais e internacionais.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply