Cultura

“Guarda in Jazz” com cartaz de grande nível no TMG

Jazz
Escrito por Jornal O INTERIOR

Depois do interregno do ano passado, o festival “Guarda in Jazz” está de regresso ao TMG a partir desta quarta-feira com propostas que vão do jazz mais clássico, à fusão com pop, eletrónica, rock, clássica, tradicional e músicas do mundo.

Cabe ao fadista Ricardo Ribeiro abrir o palco, esta noite (21h30), no grande auditório com o espetáculo “Respeitosa Mente”, em que se faz acompanhar do pianista português João Paulo Esteves da Silva e do percussionista norte-americano Jarrod Cagwin. No dia seguinte será a vez do consagrado pianista austríaco David Helbock atuar com o seu projeto “Random Control”, que parte da linguagem do jazz para experimentações surpreendentes com instrumentos de brincar e “beatbox”. Na sexta-feira, a norte-americana Hailey Tuck vem à Guarda mostrar como «se vira o jazz de cabeça para baixo» e no sábado há ethno jazz, com origem bielorrussa, do quarteto Mova Dreva. O festival prossegue no dia 15 com a portuguesa Isabel Rato Quinteto, que apresenta o último disco “Histórias do Céu e da Terra”, cujo foco principal é a língua portuguesa e o jazz.

Os LBQ – ou Lisbon Berlin Quartet, projeto liderado pelo guitarrista Luís Lopes – atuam no dia seguinte com um repertório que mistura improvisação jazzística e rock. O “Guarda in Jazz” termina a 17 de julho com o Antonio Faraò Trio, onde o aclamado pianista italiano vai partilhar o palco com dois grandes vultos do jazz português: o baterista Alexandre Frazão e o contrabaixista Nelson Cascais.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply