Cultura

Festival Síntese em Castelo Branco, Fundão, Guarda, Covilhã e Famalicão da Serra

Servlet
Escrito por Efigénia Marques

Algumas das propostas mais interessantes da música contemporânea nacional e internacional vão estar em destaque no Festival Síntese, que começa este sábado em Castelo Branco com o Duo Sigma e tem concertos agendados para o Fundão, Guarda, Covilhã e Famalicão da Serra até 8 de novembro.
A 17ª edição do evento organizado pelo Síntese – GMC conta com a participação de grupos consagrados e vai dar palco a jovens e promissores intérpretes nacionais. É o caso de Luís Salomé, vencedor do Concurso Internacional de Saxofone de Palmela 2023, que vai atuar a solo na Casa da Cultura de Famalicão da Serra (Guarda) este domingo (17 horas). No dia 14, em Castelo Branco, será a vez do grupo Síntese, sob a direção do maestro Jan Wierzba, estrear quatro novas obras dos compositores Carlos Guedes, João Delgado, Paulo Bastos e Sofia Sousa Rocha inspiradas na poesia de Eugénio de Andrade. O programa será repetido no dia seguinte no Casino Fundanense, no dia 21 na Galeria António Lopes, na Covilhã, e no dia 22 na Casa da Cultura de Famalicão da Serra.
O Festival Síntese conta ainda com os concertos dos Collective Lovemusic (4 e 5 de novembro em Castelo Branco e na Covilhã). No primeiro recital o Síntese – GMC juntar-se-á ao ensemble franco-britânico para interpretar uma peça propositadamente escrita para os dois ensembles, da autoria de Hugo Vasco Reis. A 8 de novembro o Fragmentos Ensemble, que se apresenta no âmbito do “Projecto ESART”, uma cooperação entre o Síntese – GMC e a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, estreará uma nova obra do compositor Hugo Vasco Reis no Teatro Municipal da Guarda (TMG).

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply