Cultura

Festival DME em Seia a partir desta segunda-feira

O Festival DME está de regresso à Casa Municipal da Cultura de Seia, a partir de segunda-feira, para celebrar os dez anos do Ensemble DME, que abre a programação com um concerto especial de lançamento da nova edição fonográfica “Raiz do Som II”.

Na terça-feira terá lugar o último concerto d’“O Canto das Sementes”, com música de quatro jovens estudantes de composição e do compositor Dimitris Andrikopoulos, encomendas do Projecto DME, que serão interpretadas pela violoncelista austríaca Katharina Gross e a clarinetista holandesa Fie Schouten. Nesse dia haverá ainda uma sessão pedagógica para os alunos do Conservatório de Música de Seia e Escola Profissional da Serra da Estrela. No dia 20 sobe ao palco o ensemble Electroville Jukebox com um repertório dedicado à música contemporânea, experimental e improvisada. O festival termina no dia seguinte com o concerto final do Estágio de Aperfeiçoamento Interpretativo, com a participação especial da solista do Ensemble DME e diretora da Escola de Artes da Universidade de Évora, Ana Telles.

O estágio decorre ao longo dos quatro dias do festival, orientado pela maestrina Rita Castro Blanco juntamente com os artistas Katharina Gross e Fie Schouten, a solista do Ensemble DME Beatriz Costa e os compositores Mariana Vieira e Jaime Reis. O Festival DME será novamente palco da final da 12ª Edição do Concurso Nano Músicos Electroacústicos, desta vez na categoria do Ensino Artístico Especializado e do Ensino Superior de Música.

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply