O Gouveia Art Rock (GAR), o único festival de música progressiva organizado em Portugal, foi adiado pelo terceiro ano consecutivo por «não estarem reunidas as condições» para completar o programa e garantir uma edição «com a qualidade que tem marcado, na última década, o GAR», justifica a autarquia serrana.
O evento estava programado para 23, 24 e 25 de abril, mas será assinalado no dia 23 desse mês com a atuação no Teatro Cine local de dois dos grupos que constavam do programa anunciado em 2020. Trata-se do projeto Fil’Mus, do Trigo Limpo – Teatro ACERT e do California Guitar Trio (na foto), fundado em Los Angeles em 1991 e que apresentará, pela primeira vez, na Europa, o álbum “elegy” comissionado pelo GAR. Organizado desde 2003, o Gouveia Art Rock é considerado um dos melhores festivais de música progressiva do mundo, cujas principais estrelas, como Peter Hammill, Steve Hackett, Jethro Tull, Robert Fripp, Magma, Amon Düül II, Richard Sinclair, Guy Pratt, Musica Nuda, Univers Zero, Arena, Present, Lars Hollmer ou Miriodor, têm passado pelo palco do Teatro Cine desde então.
«As incertezas relativamente à reabertura dos espaços culturais, à mobilidade entre países e à evolução da pandemia tem levado ao seu sucessivo adiamento desde 2020. Já em 2022, mantivemos a expectativa de o poder vir a realizar, no entanto considerou o município, juntamente com os parceiros, não estarem reunidas as condições», sublinha a Câmara de Gouveia. Brevemente será disponibilizada informação sobre a aquisição de bilhetes para o concerto de 23 de abril, adianta a edilidade.